Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí: confira programação
Connect with us

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí: confira a programação completa

Participe de discussões sobre mudanças climáticas, arborização urbana e bem-estar animal na Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí.

Published

on

Atualizado há

A Serra do Japi, localizada em Jundiaí - SP, exibe colinas verdes exuberantes sob um céu azul com nuvens brancas.
Semana do Meio Ambiente 2024: Junho terá diversas ações programadas em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi, convida você para a Semana do Meio Ambiente 2024. Com uma programação diversificada e gratuita, o evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e oferece oportunidades para aprender e discutir sobre a importância da preservação ambiental.

Painéis sobre as ações da Prefeitura em prol do Meio Ambiente (05/06)

No dia 5 de junho, quarta-feira, a partir das 8h30, o Auditório da DAE Jundiaí será palco de painéis que abordarão as diversas ações da Prefeitura em relação ao meio ambiente. Temas como Mudanças Climáticas, Arborização Urbana e Bem-Estar Animal serão debatidos por especialistas, com a participação da população.

“A programação do mês do Meio Ambiente traz importantes discussões que oportunizam a aproximação das pessoas para entender a complexidade e a importância da preservação ambiental, especialmente com as mudanças climáticas em curso e que trazem sérias consequências às cidades e às pessoas. Por isso, convidamos toda a população a participar dessas importantes discussões”, ressalta o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

Programação completa dos painéis (05/06):

  • 8h30 – Recepção
  • 9h00 – Mudanças Climáticas e Fragilidades Locais: Drª. Claudia Pezzuto – Profª da PUC-Campinas
  • 9h20 – Arborização Urbana – Engº Rudislei Santos – Diretor de Parques e Jardins da UGISP
  • 9h40 – Programa Pé de Árvore e Hortas Urbanas Arqtª. Sylvia Angelini – Diretora de Urbanismo da UGPUMA
  • 10h00 – Intervalo
  • 10h20 – Jardins de Chuva e Parques Naturalizados – Alissandra Bernardini de Olivera – Arquiteta do Departamento de Urbanismo da UGPUMA
  • 10h40 – Bem Estar Animal: Drª. Carolina Ballarini Zetun – Veterinária Chefe da Divisão Técnica do DEBEA
  • 11h00 – Recursos Hídricos e abastecimento: Martim Ribeiro, diretor de Mananciais da DAE Jundiaí
  • 11h20 – Áreas de risco no Município: Cel. João Osório Gimenez Germano – Coordenador da Defesa Civil
  • 11h40 – Mudanças Climáticas: Mitigação e Adaptação – Sinésio Scarabello Filho – Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.
  • 12h00 – Encerramento

Exposição de veículos e equipamentos de combate a incêndios (05/06)

Simultaneamente aos painéis, entre 10h e 13h, o Galpão da DAE receberá uma exposição de veículos e equipamentos utilizados pela Divisão Florestal da Guarda Municipal no combate a incêndios na Serra do Japi.

Conhecendo e interagindo com a Serra do Japi (08/06)

No dia 8 de junho, sábado, a partir das 8h30, a Fundação Serra do Japi abre suas portas para um dia de atividades em contato com a natureza. A programação inclui palestras sobre a Serra do Japi, um passeio monitorado pela área e uma roda de conversa sobre estiagens e incêndios florestais.

Programação completa na Serra do Japi (08/06):

  • 8h30 – Recepção
  • 9h00 – Conhecendo e interagindo com a Serra do Japi – Passeio monitorado
  • 10h45 – Intervalo e café
  • 11h00 – Estiagens e incêndios Florestais – Representante da Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí
  • 11h30 – Roda de conversa e encerramento

Inscrições para o passeio monitorado: O passeio monitorado será realizado em grupos de até 20 pessoas. Para participar, inscreva-se até o dia 5 de junho através do formulário on-line.

A Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí é uma oportunidade única para se conectar com a natureza, aprender sobre sustentabilidade e participar ativamente da construção de um futuro mais verde para Jundiaí.

Meio Ambiente

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Aplicativo MonitorAR foi anunciado pela Dux Grupo, durante Fórum ESG do CIESP Jundiaí. Empresa é líder em neutralização de gases tóxicos e odores industriais na América Latina.

Published

on

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Em um cenário onde a qualidade do ar é uma preocupação global, a Dux Grupo, empresa de Itupeva especializada em soluções para o controle de odores, esteve presente no Fórum 'ESG-Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos', promovido pelo CIESP Jundiaí. Marcelo Spaziani, CEO da empresa, apresentou as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Dux para neutralizar gases tóxicos e odores…

Continue Reading

Meio Ambiente

Terra registra o dia mais quente da história: 21 de julho de 2024 marca novo recorde

Junho é o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor no planeta

Published

on

21 de julho de 2024 foi registrado como o dia mais quente da história do planeta Terra
Foto: Canva

O domingo, dia 21 de julho de 2024, registrou um recorde como o dia mais quente da história do planeta Terra. Segundo dados do observatório europeu Copernicus, a temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09°C, superando em 0,01°C o recorde anterior, estabelecido em 6 de julho de 2023 como até então o dia mais quente da história. Superando…

Continue Reading

Meio Ambiente

Temperaturas acima da média, apesar do primeiro frio do inverno

Published

on

Temperaturas acima da média: Termômetro de rua mostra 11°C enquanto uma pessoa vestida com roupas de inverno caminha ao fundo.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Temperaturas acima da média marcaram o início do inverno no Centro-Sul do país neste domingo (30), apesar da chegada do primeiro frio. Mas a alegria de quem gosta das baixas temperaturas será curta. Segundo o meteorologista do Climatempo, Cesar Soares, "apenas a região Sul do país está com uma condição de temperaturas mais baixas para o mês". Inclusive, o Brasil…

Continue Reading

Meio Ambiente

A magia da Florada dos Ipês começa em breve; saiba mais

A florada dos ipês é um fenômeno que acontece durante o inverno e início da primavera, e já começou a aparecer em Jundiaí.

Published

on

Árvore durante Florada dos Ipês
Foto: Patricia Silva

O Brasil é um país conhecido por sua vasta biodiversidade e belezas naturais e entre os muitos espetáculos que a natureza nos oferece, a florada dos ipês é, sem dúvida, um dos mais deslumbrantes. Com suas cores vibrantes e exuberantes, os ipês transformam a paisagem urbana e rural. Mas o que está por trás dessa explosão de cores? Foto: Rossana…

Continue Reading

Meio Ambiente

Mudanças climáticas elevam risco de desastres em 1.942 cidade brasileiras

Estudo revela áreas de risco, histórico de tragédias e ações do governo para mitigar impactos.

Published

on

Moradores de áreas de risco enfrentam a vulnerabilidade diante de desastres ambientais cada vez mais frequentes. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

Aumento dos desastres ambientais Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente, os desastres ambientais e climáticos têm aumentado em todo o mundo. No Brasil, o governo federal identificou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros. O Cenário…

Continue Reading
Advertisement