Projeto Olhos da Serra forma brigadistas florestais para atuar na Serra do Japi
Conecte-se conosco

Jundiaí

Projeto Olhos da Serra forma brigadistas florestais para atuar na Serra do Japi

Curso tem como base as formações oficiais do ICMBio para combate aos incêndios na área.

Publicado

em

Atualizado há

Todos os participantes realizaram Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA) (Foto: Flávio Grieger)

O projeto Olhos da Serra promoveu o Curso de Formação de Brigadistas Florestais na Serra do Japi, em Jundiaí. Realizado entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, a capacitação contribui para a prevenção e combate a incêndios no território. A iniciativa conta com parceria do Programa Suindara, do Instituto Cerrados. A área da Serra do Japi é um dos últimos trechos de floresta contínua do Estado de São Paulo.

O projeto Olhos da Serra é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ). Além disso, tem patrocínio da Coca-Cola Brasil e da Coca-Cola FEMSA Brasil. O principal objetivo do grupo é preservar a Serra do Japi.

Os participantes receberam informações técnicas e participaram de aulas teóricas e atividades práticas. As aulas envolveram representantes da Guarda Municipal, de servidores da Defesa Civil, da Fundação Serra do Japi e outros agentes. Assim, o curso orientou-se pelas formações oficiais do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Para Águeda Lourenço, coordenadora do Programa Suindara, do Instituto Cerrados, o Curso de Formação de Brigadistas Florestais é fundamental. De acordo com ela, as aulas capacitam pessoas a prevenir e combater os incêndios em vegetação nativa de forma correta e segura. “Na parceria com o Olhos da Serra, o treinamento foi planejado para atender especificamente a Serra do Japi, que se estende por quatro municípios paulistas”, destaca.

Foto: Flávio Grieger

Multiplicadores

O Curso de Formação de Brigadistas Florestais na Serra do Japi totalizou 40 horas. Todos os participantes realizaram Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA). Os instrutores Fernando Tizianel e Raoni Japiassu, analistas ambientais do ICMBio, ministraram as aulas teóricas no Centro de Referência de Educação Ambiental.

“Ao longo dos anos, o ICMBio acumula uma grande expertise no combate de incêndios florestais”, afirma Fernando Tizianel. Diante do aumento de incêndios em áreas florestais, por fatores como mudanças climáticas, a capacitação permite que os participantes entendam o manejo integral do fogo. “A pessoa passa a ter uma leitura não só do comportamento fogo na paisagem, mas também amplia seu entendimento sob os aspectos cultural, social, econômico e ambiental daquela região, com o propósito de se tornar um articulador e um multiplicador de conhecimento”, diz.

Para Rodrigo Lopes, guarda da Divisão Florestal e aluno do Curso de Brigadistas Florestais na Serra, a formação é fundamental para a preservação do território. “Saímos do curso com uma bagagem mais técnica e estamos mais preparados para contribuir na prevenção e no combate aos incêndios na área da floresta”, afirma.

Foto: Flávio Grieger

Integração

De acordo com a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes, neste ano, um incêndio importante na Serra do Japi devastou uma área de vegetação, recomposta há pouco tempo. “Os incêndios afetam severamente a biodiversidade, com perda de flora e fauna, e comprometem o sistema mais importante da Serra do Japi que tem características únicas”, destaca.

Nos municípios inseridos na Serra do Japi, observa Vânia, há uma lacuna de agentes preparados e treinados para a ação contra incêndios florestais, “especialmente diante das mudanças climáticas que estamos enfrentando”. “Não somente o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil precisam estar preparados para os incêndios florestais, mas também a sociedade civil. É preciso que haja o envolvimento da comunidade, e sempre que possível, a participação em atividades como este curso promovido pelo Olhos da Serra.”

Para a superintendente, a equipe do ICMBio trouxe relevantes contribuições técnicas, teóricas e práticas para todos os participantes. “Quando temos pessoas preparadas em todos os municípios para adotar medidas preventivas e combater incêndios florestais, a integração para preservar a Serra do Japi faz toda a diferença”, conclui.

Jundiaí

Café de Negócios da ACE Jundiaí discute a era da IA

Publicado

em

Por

Elton Monteiro ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí realizará no dia 17 de maio, às 8h, mais uma edição do Café de Negócios. O tema será “Um novo tempo nos negócios. Você está preparado?", com o especialista Elton Monteiro. Além de se conectar a outros empreendedores, será uma oportunidade de os participantes refletirem sobre os impactos positivos e negativos da Inteligência…

Continuar lendo

Jundiaí

Centro de Integração da Cidadania abre inscrições para teste de DNA gratuito em Jundiaí

O serviço é gratuito e destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Saiba mais.

Publicado

em

Por

As inscrições estão abertas entre 07 de maio e 22 de julho (Foto: Canva)

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Jundiaí, em parceria com o Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (IMESC), abre inscrições para testes de DNA gratuitos. O objetivo da iniciativa é auxiliar na investigação de laços de parentesco entre supostos pais e filhos, garantindo acesso à justiça e à resolução de dúvidas para famílias de baixa…

Continuar lendo

Jundiaí

Bairros de Jundiaí terão paralisação no abastecimento de água neste sábado (11)

A DAE Jundiaí realizará uma interligação de rede no Jardim do Lago, o que impactará o serviço de distribuição de água em bairros da região. Confira.

Publicado

em

Por

Reservatório do Jardim do Lago, Jundiaí
O trecho em frente ao reservatório será interditado para o serviço, das 6h às 19h. Confira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (11), a DAE Jundiaí realiza uma interligação de rede na avenida Professora Leonita Faber Ladeira. A obra acontece em função do novo reservatório do Jardim do Lago. Assim, a empresa interditará o trecho em frente ao reservatório para o serviço, das 6h às 19h. Durante este período, os bairros Cidade Jardim, Jardim Marambaia, Jardim Santa Gertrudes, Vila Progresso,…

Continuar lendo

Jundiaí

Bazar Solidário do Grendacc realiza edição especial para o Dia das Mães

A instituição realiza o Bazar Solidário das Mães até sábado (11), e reúne artesãos e microempreendedores de Jundiaí para exporem seus produtos.

Publicado

em

Por

Os expositores reverterão 15% do total das vendas para o Hospital da Criança do Grendacc (Foto: Divulgação/Grendacc)

Procurando um presente especial para o Dia das Mães? Que tal unir o útil ao agradável? No Bazar Solidário das Mães do Grendacc, você encontra diversos produtos artesanais e de microempreendedores de Jundiaí. Em contrapartida, você ainda ajuda o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) na luta contra o câncer infantojuvenil. Os expositores reverterão 15% do total das…

Continuar lendo

Jundiaí

Mobilização em Jundiaí envia 30 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

No primeiro dia, foram arrecadadas 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.

Publicado

em

Por

A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia. A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta…

Continuar lendo
Publicidade