Padre que começou em Itupeva perde os pais e a vida para a Covid
Conecte-se conosco

Minuto de Silêncio

Padre que começou em Itupeva perde os pais e a vida para a Covid

Padre Marinaldo Batista estudou em seminário de Jundiaí e iniciou o sacerdócio em Itupeva

Publicado

em

Atualizado há

Padre Marinaldo Batista, aos 53 anos, não resistiu à Covid19 (Foto: Diocese de Campo Mourão)

Mais uma vítima da covid19 não resistiu à luta contra a doença. Na manhã de quinta-feira (1), o padre Marinaldo Batista, 53 anos, faleceu no hospital Santa Casa de Campo Mourão, município do Paraná. O padre foi internado no dia 9 de março, dias após o óbito de seu pai, e enquanto estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sua mãe também veio a falecer, ambos vítimas do coronavírus. Marinaldo cuidava dos pais e acabou transmitindo o vírus para eles.

Como seminarista, padre Marinaldo realizou estudos no Seminário São José em Campo Mourão e depois no Seminário Nossa Senhora do Desterro em Jundiaí. Após a ordenação diaconal, voltou à Jundiaí para concluir os estudos, e realizou os primeiros trabalhos como ordenado na Paróquia São Sebastião, em Itupeva. Atualmente, estava morando e atuando nos Estados Unidos, na paróquia Santa Isabel, em Bristol. Em fevereiro, voltou ao Brasil para visitar os pais e comemorar os 25 anos de sacerdócio.

Na família o irmão do padre foi o primeiro a ser contaminado pela Covid, e se recuperou após internação. Antes de ficar doente, o sacerdote fez um vídeo em seu perfil no Facebook criticando a pessoa que, mesmo contaminada, foi visitar o irmão. No início de março, ele teve os primeiros sintomas da doença e publicou nas redes sociais “Estou internado na UPA em Mariluz [município do Paraná] esperando vaga em enfermaria desde ontem. Espero não ter o mesmo destino do meu pai”, disse em publicação.

A Diocese de Campo Mourão fez uma publicação em seu site oficial comunicando o falecimento do padre e prestou homenagem ao sacerdote.

História

Pe. Marinaldo Aparecido Batista (Foto: Diocese de Campo Mourão)

Marinaldo Aparecido Batista nasceu na cidade de Mariluz, no Paraná, no dia 7 de setembro de 1967 e é filho de Valdir Marques Batista, falecido em 5 de março e Izabel Tricossi Batista, falecida em 25 de março.

A ordenação diaconal foi setembro de 1995 em Campo Mourão, no Paraná e em dezembro do mesmo ano, foi ordenado sacerdote, em Mariluz. Em 2000, foi aceito como candidato no mestrado de filosofia na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino e Teologia em na Universidade Gregoriana, ambos cursos em Roma. Mudou-se para Roma, Itália, morando no Colégio Pio Brasileiro. Em 2003 concluiu o mestrado e retornou para o Brasil no mesmo ano.

Na Diocese de Campo Mourão, ficou como vigário da Catedral São José entre os anos de 2003 a 2005. No ano de 2005, manifestou o desejo de continuar seus estudos e fazer doutorado. A fim de aprofundar os estudos na língua inglesa e desejoso em fazer uma experiência missionária, em 2005 mudou-se para o Canadá e passou a trabalhar na Arquidiocese de Edmonton, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima; uma comunidade católica de língua portuguesa. Nesta paróquia permaneceu até 2013.

Em outubro de 2013, voltando para Campo Mourão, o padre Marinaldo foi nomeado Administrador Paroquial em Campo Mourão. Mas seu desejo era voltar para a missão. Desta forma, em 2014 passou a residir no Canadá. Lá conheceu o Instituto Secular, Companhia de São Paulo, onde após três anos de caminhada, foi admitido como membro permanente do mesmo, no ano de 2017. Mesmo pertencendo ao instituto secular, continuou incardinado na Diocese de Campo Mourão. Como membro do instituto foi convidado para trabalhar na Cidade de Bristol, Rhode Island, nos Estados Unidos, que residiu até fevereiro de 2021.

Minuto de Silêncio

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

O músico anunciou que estava curado de um câncer inguinal, mas em maio de 2023, recebeu o diagnóstico da doença, desta vez, nos testículos.

Publicado

em

Por

A informação foi confirmada através do Instagram da banda (Foto: Reprodução/Instagram)

Na tarde desta sexta-feira (26), a banda Molejo confirmou a morte de Anderson Leonardo, vocalista do grupo. Anderson tinha 51 anos e lutava contra o câncer. Em outubro de 2022, o músico havia descoberto um câncer inguinal, e após três meses anunciou que estava curado. Mas, em maio de 2023, Anderson recebeu o diagnóstico da doença, desta vez, nos testículos.…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Rei, Renanzito, sonhador, do bem: amigos contam ‘quem foi Renan Miossi’

O Tribuna de Jundiaí reuniu amigos próximos de Renan para uma homenagem à sua vida!

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook

Nesta semana, a região de Jundiaí se comoveu com o caso da trágica morte de Renan Sposito Miossi. Mas, em meio a dezenas de matérias e publicações falando sobre a morte de Renan, o Tribuna de Jundiaí decidiu homenageá-lo, falando sobre sua vida! Renan era um homem de enorme coração e muitos amigos. Por isso, pedimos para que eles, seus…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Morre Ziraldo, criador de ‘O Menino Maluquinho’, aos 91 anos

Segundo informações da família, o desenhista morreu dormindo, em casa.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgacao/Instagram/MundoZira

Morreu aos 91 anos o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. A família do desenhista confirmou a informação na tarde deste sábado (6). De acordo com os familiares, Ziraldo morreu dormindo, em casa, um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h. Além…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Caim, ícone da música caipira, morre aos 80 anos

Publicado

em

Por

Caim fazia dupla com Abel e morreu na madrugada desta sexta-feira em Marília, aos 80 anos (Foto: Reprodução TV Cultura)

Na madrugada desta sexta-feira (29), a música caipira brasileira perdeu um de seus maiores ícones: o cantor Sebastião da Silva, conhecido nacionalmente como Caim, faleceu aos 80 anos em Marília (SP). Nascido em 20 de janeiro de 1944 em Monte Azul Paulista, Caim se mudou para Marília ainda na infância. Desde cedo, demonstrava paixão pela música, cantando e interpretando as…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Morre o empresário Abilio Diniz, antigo dono do Pão de Açúcar, aos 87 anos

Publicado

em

Por

O empresário Abílio Diniz — Foto: Divulgação

O empresário Abilio Diniz, figura emblemática do varejo brasileiro e fundador do Grupo Pão de Açúcar, faleceu aos 87 anos em São Paulo, devido a complicações de uma pneumonite. Nascido em 28 de dezembro de 1936, Diniz era reconhecido por sua capacidade de transformar uma simples doceria em uma das maiores cadeias varejistas do país, acumulando uma fortuna estimada em…

Continuar lendo
Publicidade