Homem alimentando cachorros em abrigo
Foto: Ibraheem Abu Mustafa

Um abrigo para animais abandonados inovou ao usar peças de carros de brinquedo e bicicletas para construir dispositivos de mobilidade para cachorros e gatos deficientes. Os projetos ajudam os animais a andar, correr e brincar novamente, mesmo sem próteses especializadas.

Os funcionários da Sociedade de Resgate Animal Sulala, na Faixa de Gaza, Palestina, trabalham para equipar cerca de 32 gatos e cachorros com as cadeiras de rodas improvisadas ou com membros artificiais feitos de madeira e metal reciclados.

“Eles ficam exaustos quando estão paralisados, então nós lhes damos algo que lhes permite andar, para que se sintam normais. Os animais também têm sentimentos”, disse Al-Aer, que ajuda a administrar o abrigo.

Case de sucesso

Um dos animais que o abrigo ajudou é Lucy, uma cachorrinha que sofreu um acidente com um carro e acabou com as patas traseiras paralisadas. A equipe lhe concedeu uma cadeira de rodas construída com as rodas coloridas, que tiraram de uma bicicleta infantil descartada.

Com a ajuda dos voluntários, Lucy desliza a parte superior do corpo através de um arnês que conecta um quadro metálico às rodas. Assim, suas patas traseiras ficam confortavelmente acima da parte de trás da cadeira.

Foto: Ibraheem Abu Mustafa

De acordo com Ismail Al-Aer, tio de Said, que projetou o dispositivo, os projetos se adaptam a cada situação. Ismail criou um aparelho semelhante para gatos que sofrem com paralisia. Para isso, ele usa as pequenas rodas de um carro de corrida de brinquedo.

Situação precária

O projeto do abrigo tomou grande repercussão, e a ONG recebeu doações de instituições de caridade da Austrália e Grã-Bretanha. Gaza é dirigida por um grupo de militares Hamas e mantido sob um bloqueio liderado por Israel. Dessa forma, não há centros veterinários na região.

Embora tenha dois centros de próteses, eles estão ocupados fornecendo membros artificiais a cerca de 1,6 mil pessoas amputadas na Faixa de Gaza. Ainda assim, esses centros não oferecem serviços aos animais, o que faz com que a iniciativa do abrigo seja mais importante.

Foto: Ibraheem Abu Mustafa

De acordo com o veterinário de Gaza, Bashar Shehada, a construção das cadeiras de rodas sanam muitos problemas para os animais. “As amputações caem, assim como as úlceras e feridas que resultam de animais rastejando.”

[tdj-leia-tambem]

Com informações de Indian Express.