Chegada de animais vítimas de eletrocussão à Mata Ciliar aumenta 63%
Connect with us

Mundo Pet

Chegada de animais vítimas de eletrocussão à Mata Ciliar aumenta 63%

Neste ano, a associação de Jundiaí recebeu 36 animais feridos por eletrocussão, aumento preocupante comparado ao ano anterior, em que foi registrado 22 animais na mesma situação.

Published

on

Atualizado há

Esses acidentes se devem, principalmente, pelo crescimento e avanço das áreas urbanas e industriais nas zonas rurais e de mata (Foto: Mata Ciliar)

Do início de 2023 até o dia 17 de agosto, o Cras da Mata Ciliar recebeu 36 animais vítimas de eletrocussão. O número representa um aumento de mais de 63% em comparação ao mesmo período do ano passado, em que chegaram 22 animais na mesma situação.

O caso mais recente ocorreu nesta quinta-feira (17), quando a Guarda Municipal de Jundiaí resgatou um sagui e o entregou à equipe. De acordo com os agentes policiais, um munícipe viu o animal sendo eletrocutado em um poste e caindo ao chão. Após uma primeira análise, a equipe constatou que o sagui apresentava exposição de musculatura e dos ossos dos membros superiores.

Foto: Mata Ciliar

Além disso, ainda nesta semana, dois animais chegaram vítimas de eletrocussão: outro sagui, na terça (15), entregue por agentes da prefeitura de Paulínia; e um ouriço-cacheiro, na quarta (16), entregue pela Guarda Municipal de Itatiba. Todos seguem sob tratamento pela equipe da Mata Ciliar.

Foto: Mata Ciliar

Desafios em áreas urbanizadas

Segundo a associação, esse tipo de acidente acontece, principalmente, pelo crescimento e avanço das áreas urbanas e industriais nas zonas rurais e de mata. Com a perda e recorte de seus habitats, os animais enfrentam novos desafios dentro de territórios modificados, e acabam sofrendo essas consequências.

Os saguis e ouriços, por exemplo, possuem hábitos arborícolas e se locomovem através das árvores. Então, com a substituição da mata por ambientes urbanizados, eles passam a se locomover, também, em fios de alta tensão, para buscar alimentos, encontrar parceiros ou outras atividades naturais. Assim, podem acabar sendo eletrocutados.

“As queimaduras de choques elétricos são lesões que acompanham o local do contato, ou seja, a pele da área do choque pode sofrer uma carbonização. Então, quando o animal apresenta uma lesão visível, normalmente nos membros de locomoção, a pele já pode estar com um aspecto necrótico que, por sua vez, pode evoluir para a perca desse membro”, explica Theury Reis, veterinária da Mata Ciliar. “Além disso, os tecidos que ficam debaixo da pele, como os músculos, os tendões e as cartilagens, também podem sofrer queimaduras graves e, nesses casos, as lesões podem não ser visíveis, fazendo com que a eletrocussão consuma o animal de dentro para fora e dificulte o tratamento”.

Mundo Pet

Gato obeso tenta escapar de centro de emagrecimento mas acaba ‘entalado’

Depois de ser abandonado por seus tutores, o gato foi resgatado de um hospital, onde havia sido alimentado com bolachas, sopa e carne. Conheça Kroshik.

Published

on

Foto: Reprodução/X| Lord Bebo

Kroshik é um gato de 17 quilos resgatado do porão de um hospital. Recentemente, ele foi pego tentando escapar de seu centro de reabilitação, um sinal de que o felino está no caminho da recuperação. Entenda. Depois de ser abandonado por seus tutores, o felino foi resgatado de um hospital, onde havia sido alimentado com bolachas, sopa e carne. Kroshik,…

Continue Reading

Mundo Pet

Cachorro é salvo depois de osso ficar preso em sua mandíbula

Na clínica, a equipe veterinária sedou Enzo e começou a procurar uma solução para tirar o osso preso na mandíbula do cachorro.

Published

on

Cachorro com osso preso em mandíbula
Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros de Bloomington

Veterinários e bombeiros ajudaram a salvar um cachorro de uma situação complicada. O Corpo de Bombeiros publicou em sua rede social que os socorristas receberam uma ocorrência sobre situação incomum. Os tutores de Enzo - um pastor australiano - levaram o cão com um osso preso em sua mandíbula. Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros de Bloomington Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros de…

Continue Reading

Mundo Pet

Filhote de cachorro abandonado mostra orgulhosamente seu jornalzinho para todos na rua

O pequeno cão erguia a cabeça com orgulho, exibindo seu amado “brinquedo” enquanto caminhava alegremente pela rua.

Published

on

Filhote de cachorro abandonado mostra orgulhosamente seu jornalzinho para todos na rua
Foto: Reprodução/Corridor Rescue/The Dodo

Durante uma patrulha, um pequeno filhote de cachorro abandonado carregando um jornal úmido chamou a atenção de um voluntário da ONG de resgate animal Corridor. O pequeno cão erguia a cabeça com orgulho, exibindo seu amado “brinquedo” enquanto caminhava alegremente pela rua. Foto: Reprodução/Corridor Rescue/The Dodo Apesar da atitude otimista do cachorro, ele estava sofrendo fisicamente com a vida na…

Continue Reading

Mundo Pet

Cachorro preguiçoso conquista a internet com forma inusitada de beber água; VÍDEO

A publicação do vídeo do cachorro no TikTok gerou uma enorme repercussão, alcançando mais de 190 mil curtidas e quase três mil comentários.

Published

on

Cachorro preguiçoso conquista a internet com forma inusitada de beber água
Foto: Reprodução/TikTok | @tytoflores953282332

Um vídeo que rapidamente viralizou nas redes sociais, especificamente no TikTok, mostra um cachorro que conquistou o coração dos internautas por sua extrema preguiça. As imagens mostram o animal em uma situação inusitada e divertida durante o momento de se hidratar. Na gravação, o cachorro aparece deitado ao lado de um pote com água, com uma clara falta de vontade…

Continue Reading

Mundo Pet

Amor à primeira vista: Gato laranja invade acampamento e conquista coração de estranho

Nick, que se autodenomina uma pessoa que gosta de cachorros, não tinha muita familiaridade com gatos. Mas esse pequeno laranjinha começou a conquistá-lo.

Published

on

Gato laranja invade acampamento
Foto: Reprodução/TikTok | @gurtyvideos

Na semana passada, Nick Guertin estava acampando quando acordou de manhã cedo para usar o banheiro. Assim que abriu o zíper da barraca, do nada, um pequeno gato laranja correu até ele e pulou direto para a barraca, onde esperou pacientemente pelo retorno de Nick. Quando ele voltou para a tenda, o gato se aconchegou a ele, ficando imediatamente muito…

Continue Reading
Advertisement