Foto: Kloof and Highway SPCA
Foto: Kloof and Highway SPCA

A associação de resgate animal, Kloof e Highway SPCA, recebeu certo dia uma chamada para resgatar um pequeno cachorro que tinha ficado muito preso. Depois de uma noite de fogos de artifício e comemorações, um cachorrinho assustado chamado Pip parou em um cano de esgoto aberto, em busca de segurança.

A família do cachorro percebeu que ele estava desaparecido quando ouviram gritos ecoando do cano. Eles tentaram atraí-lo para fora, mas Pip não cedeu. “Tentamos até cerca das 21 horas”, disse Ndonie Shezi, uma das tutoras do Pip, ao The Dodo. “Todos nós mal dormíamos, e às 5 da manhã, estávamos acordados tentando resgatá-lo novamente”.

Força-tarefa

Quando seus esforços falharam, Petros Simamane, um inspetor da Kloof e Highway SPCA, veio ao resgate. Petros sabia que teria que cavar no chão e cortar o cano para tirar o cachorro de lá. Ele saiu para pegar uma pá e uma picareta, mas quando voltou, o cachorro tinha se espremido mais para dentro do cano. “Ele estava indo ao contrário, indo para trás. No cano, também havia uma queda, então acho que ela caiu onde não podia subir”.

Petros percebeu que precisava de uma câmera de drenagem. Mas para ter acesso ao equipamento especial, ele precisava de um encanador. Então ele chamou uma empresa local, para ver se alguém poderia ajudar. Rishi Haripersad tinha outro trabalho em vista quando recebeu a ligação do socorrista. Mas quando o encanador contou à gerência sobre o cachorro preso no ralo, o diretor da empresa deu-lhe permissão para ajudar.

Foto: Kloof and Highway SPCA

“O próprio diretor disse: ‘Vamos parar todo o trabalho’. Vamos ajudar a resgatar este cachorro”, disse Rishi. O encanador colocou a câmera no ralo. Cerca de 18 metros adentro, a tela se iluminou com o rosto de Pip de olhos arregalados. No final, o cano de esgoto tinha outra abertura do outro lado de uma cerca, onde eles podiam começar a cavar.

[tdj-leia-tambem]

Respiro depois do susto

Após horas de trabalho, Petros finalmente puxou Pip para fora do cano. O filhote de cachorro estava ensopado em lama e exausto.

Felizmente, ele começou a se sentir um pouco melhor após um banho quente, uma refeição, um check-up veterinário e muitos abraços. Após um tempo de recuperação no abrigo, Pip voltou para casa, para os braços amorosos de sua família.

Rishi disse que não poderia ter ficado mais feliz em ajudar no resgate: “É muito gratificante saber que ajudamos um cachorro indefeso”. E após apenas algumas semanas, Pip se tornou um cachorrinho saudável e feliz – e grande demais para caber em um cano de esgoto de novo.