Cachorro vendo tutor
Foto: Reprodução/The Dodo

Quando o cachorro Bob recebeu o diagnóstico de catarata, nem ele, nem sua família, imaginavam os meses difíceis que viveriam. Nos últimos meses, o cão viveu em um mundo obscuro, sem poder ver o rosto das pessoas que ele tanto amava. O que começou como um caso leve de catarata nos dois olhos acabou piorando ao ponto de ele não conseguir ver nada.

Bob ficou cego – e isso impactou muito em seu espírito. Mércia Amaro, veterinária de Bob, contou que o cachorrinho ficou mais calmo do que era, e sempre apreensivo, com medo de esbarrar em móveis. De acordo com ela, o pet não conseguia mais correr para receber seu tutor quando ele voltava para casa. “E ele sempre adorou recebê-lo”. Para o cachorrinho, o rosto de seu melhor amigo havia se tornado apenas uma lembrança desbotada. Mas isso não ficaria assim para sempre.

Cirurgia de sucesso

Mércia é oftalmologista veterinária, especializado nos olhos dos cachorros. Por isso, a médica sabia que, apesar da aparente desesperança de Bob, a visão do cão poderia voltar com uma cirurgia. Após conversar com o tutor do cachorro, juntos agendaram uma consulta para o procedimento. E foi aí que tudo mudou.

[tdj-leia-tambem]

A cirurgia foi um sucesso, e o véu sobre o mundo inteiro de Bob foi levantado de repente. “Logo após a operação, ele já mostrava sinais encorajadores”, disse a veterinária. “Ele continuou olhando para nós, como se dissesse: ‘Eu posso ver!'”. Ainda assim, havia uma pessoa que o cão estava mais ansioso para ver – seu melhor amigo, seu tutor. E no dia seguinte, a dupla estava reunida.

Pela primeira vez em meses, Bob podia ver o rosto de quem ele mais sentia falta de ver. Com isso, seu espírito floresceu de novo. “Ele se transformou totalmente. Foi muito comovente”, contou a veterinária.

Agora, Bob se recupera da cirurgia no conforto da sua casa, que por um tempo se tornou um lugar cheio de obstáculos invisíveis. Agora, é novamente um lugar de conforto e amor.