Cachorro é resgatado de rio
Foto: Reprodução/Gary Overman

Não há nada que Stella, um cachorro de 8 anos da raça braco alemão de pelo curto, goste mais do que acompanhar seu tutor a todos os seus lugares favoritos. Seja visitando a pré-escola da qual eram donos ou caminhando até seu campo favorito ao longo do rio, os dias de Stella e de seu tutor, Gary Overman, são normalmente repletos de alegria.

Cachorro é resgatado de rio
Foto: Reprodução/Gary Overman

Mas uma recente viagem a um de seus locais habituais rapidamente se transformou em um turbilhão de caos, quando o cão escapou da vista de Gary e silenciosamente caiu na água sem que ninguém soubesse.

Tudo começou quando o homem e o cachorro se aventuraram em seu campo favorito ao longo do rio, que era cercado por uma vegetação densa. Eles o visitavam com frequência, e Stella estava muito familiarizada com o ambiente. “Ela já havia se afastado antes, mas também sempre voltava. Ela tinha muita noção de onde fica sua casa”, disse Gary ao The Dodo.

Cachorro é resgatado de rio
Foto: Reprodução/Gary Overman

Em um determinado momento, Stella se embrenhou no mato, como fazia normalmente, e seu tutor esperou que ela voltasse. Cinco minutos depois, ele chamou pelo cachorrinho, mas ele não respondeu. Quinze minutos depois, quando ainda não havia sinal de Stella, ele ativou o alarme na coleira dela, o que normalmente chamava sua atenção.

“Acionei um dispositivo de controle remoto que tenho que emite um sinal sonoro na coleira que ela usa. Não ouvi o som disparar, mas pensei que talvez ela tivesse ouvido e soubesse que deveria voltar para mim.”

Momentos de desespero em busca do cachorro perdido

Quinze minutos rapidamente se transformaram em meia hora; em pouco tempo, uma hora e meia havia se passado sem nenhum sinal de Stella, apesar das constantes ligações e ativações do alarme. “Eu não sabia o que fazer. Deixo o local onde sei que ela sabe para onde voltar e tento encontrá-la? Ou fico quieto? Decidi ficar parado.”

Gary ficou onde estava por mais algum tempo, apenas para o caso de Stella voltar ao local onde o tinha visto pela última vez. Mas quando o sol começou a se pôr, decidiu que não poderia ficar parado por mais tempo.

Como havia passado muito tempo, ele se preocupou com a possibilidade de seu cachorro ter cruzado a fronteira sul do México, localizada a apenas um quilômetro ao sul do campo onde ela havia se perdido.

“Aquelas duas horas procurando por ela foram muito difíceis. O México estava bem ali, e eu estava muito preocupado com o fato de que ela poderia ter ido rio abaixo e não ter voltado. Na verdade, eu estava rezando muito”.

O tutor entrou em sua caminhonete e dirigiu ao longo do rio até a fronteira, depois ativou o alarme na coleira de Stella novamente, mas não teve sorte. Ele estava perturbado. Ao mesmo tempo, a cerca de um quilômetro de distância, a Patrulha de Fronteira de Yuma encontrou um cão nadando desesperadamente no rio.

Cachorro é resgatado de rio
Foto: Reprodução/Gary Overman

[tdj-leia-tambem]

Stella resgatada

Eles correram para o cachorro enquanto ele nadava em direção ao barco deles para pedir ajuda. Minutos depois, os agentes de fronteira tiraram a cadela, cuja coleira dizia “Stella”, da água e a colocaram em seu barco.

“Os agentes viram-na se debatendo na água e a puxaram para um lugar seguro”, escreveu o Setor Yuma da Patrulha de Fronteira dos EUA no Facebook. “Sem saber que o cão estava desaparecido, eles encontraram uma Stella exausta nadando cerca de um quilômetro rio abaixo e a puxaram para o barco.”

Cachorro é resgatado de rio
Foto: Reprodução/Gary Overman

Stella estava sem energia, mas segura. Os agentes a seguraram enquanto conduziam o barco de volta à margem. Quando ligaram para o número que estava em sua coleira, um tutor aliviado atendeu.

“Eu estava dirigindo de volta para a fronteira quando recebi a ligação da patrulha dizendo que a tinham pego”, disse Gary. “Ver Stella naquele barco novamente foi um alívio incrível. Eu devia estar perto de um campo de cebolas porque meus olhos estavam definitivamente lacrimejando.”

Cachorro é resgatado de rio
Foto: Reprodução/Gary Overman

Gary encontrou os agentes na margem, onde Stella, agora descansada, remou de volta para o pai e recebeu um banho de amor e os agentes ficaram mais do que felizes em trazer alívio em um momento tão angustiante. “Estamos felizes por fazer parte desse final feliz!” escreveu a organização.