Foto: Reprodução/Isla Animal/The Dodo
Foto: Reprodução/Isla Animal/The Dodo

Era um dia quente e úmido em Cartagena, Colômbia, quando um morador que passava por uma estação de ônibus notou algo estranho em cima de uma pilha de lixo próxima. Ao se aproximar da lixeira – que transbordava – para dar uma olhada mais de perto, ele percebeu que dois filhotes de cachorro estavam deitados no monte de papel e plástico descartados.

Os cachorrinhos, que aparentavam ter cerca de um mês de vida, estavam sozinhos – nem a mãe nem o resto da ninhada estavam por perto. Eles pareciam estar dormindo profundamente, mas o homem percebeu que os filhotes precisavam de cuidados urgentes. Por isso, ele largou tudo e ligou para uma empresa de resgate de cães de confiança, a Isla Animal.

Foto: Reprodução/Isla Animal/The Dodo

Lina Patino, fundadora da Isla Animal, correu para a estação de ônibus, seguida por sua parceira de resgate, Jennifer Ponsford. Correndo contra o calor sufocante, elas pegaram os cachorros e os levaram direto para o centro de refúgio da empresa de resgate. “Os jogaram em uma lata de lixo ao lado do terminal de ônibus”, disse Lina ao The Dodo. “Eles estavam destinados a morrer…”

Foto: Reprodução/Isla Animal/The Dodo

Lina e Jennifer perceberam que os cães estavam em estado crítico, cobertos de carrapatos e suas barrigas inchadas sugeriam que tinham parasitas. Mas as dedicadas socorristas se recusaram a desistir dos irmãos.

“Eles estavam desnutridos. Nós lhes demos comida, água, medicação antiparasitária e aplicamos repelente de carrapatos. Nas primeiras 24 horas, eles estavam tão deprimidos e letárgicos que pensei que não sobreviveriam… que morreriam.”

Cachorros resgatados com sucesso

As socorristas se preocuparam com os cachorros, a quem deram o nome de Enrique e Beto. Mas ficaram alegremente surpresas nos dias seguintes ao verem os filhotes resistentes começarem a melhorar muito. “No terceiro dia, eles tinham mais energia do que nunca. Nós lhes demos banhos medicados para suas doenças de pele e eles têm se saído muito bem desde então.”

Foto: Reprodução/Isla Animal/The Dodo

Os filhotes, que logo completarão 2 meses de idade, estão se sentindo melhor do que nunca graças ao amor e aos cuidados Lina e Jennifer. Agora que estão livres de carrapatos e parasitas, os filhotes estão finalmente recebendo a nutrição necessária para ajudá-los a crescer mais saudáveis e fortes.

Quando não estão abraçados para tirar um cochilo, Beto e Enrique estão brincando alegremente juntos. Eles ainda precisam crescer um pouco antes de irem para adoção, mas os dois irmãos estão aproveitando suas novas vidas de filhotes.

[tdj-leia-tambem]