(Foto: Reprodução/catiororeflexivo)
(Foto: Reprodução/catiororeflexivo)

Os ‘Mangalitsas’ são uma raça de porcos da Hungria descendentes dos javalis selvagens. Normalmente eles não se parecem nada com os porcos mais comuns, por conta da quantidade de pelos que possuem. Inclusive, a uma certa distância, até se aprecem com uma ovelha.

Angus, é um porco mangalitsas de 3 anos, que tem feito sucesso nas redes sociais. Ele chegou ao Santuário da Paz Ridge, no Maine (EUA), em 2018, magro e bastante negligenciado. Seu primeiro ano de vida foi muito difícil, ele viveu em uma fazenda em condições deploráveis até que o resgataram.

Em sua nova casa não demorou para ele se recuperar e começar a ganhar peso.

(Foto: Reprodução/catiororeflexivo)

“Quando ele chegou aqui no santuário, estava todo medroso, mas agora é um porco grande e mandão”, brincou Melissa Andrews, diretora do santuário.

“Os Mangalitsas são uma raça de herança húngara e quase se parecem com ovelhas quando ‘vestem seus casacos’ de inverno”, disse Andrews. “Então eles ‘trocaram’ o casaco inteiro no verão e estão bem perto de ficarem carecas. Portanto, é uma grande transformação observá-lo ao longo do ano”.

Os pelos de Angus que crescem durante os meses mais frios têm cerca de 10 centímetros.

No início dos anos 90 restavam menos de 200 porcos Mangalitsas, porém, com a recente popularidade e interesse por sua lã, eles estão ressurgindo.

No entanto, Angus não precisa se preocupar. Ele está no santuário para ser bem cuidado, sem qualquer interesse econômicos.

[tdj-leia-tambem]