Cachorro filhote em cadeira de rodas
Foto: Crystal Richmond/ABC News

Um cachorro de abrigo que nasceu sem as duas patas dianteiras, pôde andar normalmente graças aos cientistas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Tumbles ganhou a ajuda de uma cadeira de rodas feita em uma impressora 3D criada pelo Centro de Inovação da Universidade.

O filhote foi resgatado com 2 semanas de vida e levado para o abrigo Friends of the Shelter Dogs. Karen Pilcher, coordenadora de resgate da organização se apaixonou pelo pet e resolveu adotá-lo. De acordo com ela, Tumbles fazia parte de uma ninhada de três filhotes e teve problemas para se alimentar.

“Ele estava sendo empurrado para fora pelos outros”, disse Pilcher. “Pensávamos que ele não iria conseguir”.

A enfermeira aposentada disse que Tumbles pesava um quilo e meio quando nasceu. Assim, os cuidadores o alimentaram com mamadeiras durante uma semana. Depois do resgate do cachorro, por um membro da diretoria do abrigo, um voluntário postou sobre ele no Facebook. Dessa forma, Pilcher disse que uma amiga da FOSD e seu marido queriam ajudar.

Cadeira de rodas para cachorro

Joe Jollick, diretor de laboratório do Centro de Inovação, disse à ABC News que está entusiasmado com os resultados da adaptação de Tumbles com a cadeira de rodas.

“Todos estão realmente entusiasmados”, disse Jollick. “Nosso principal objetivo era tirá-lo do chão. Agora a segunda etapa é habituá-lo a isso”.

De acordo com Jollick, o projeto da a cadeira de rodas levou 14 horas para ser impressa na Impressora 3D da Universidade. Enquanto Tumbles passa por exercícios na fisioterapia para se acostumar a suas novas rodas, Jollick disse que os cuidadores do cachorro precisarão de “muita paciência”.

“É um cachorrinho minúsculo, então vai ser preciso algum trabalho”, disse Jollick.

Ainda assim, Pilcher afirmam que ela e Tumbles estão à altura da tarefa. “Seu espírito é incrível. Ele está perfeitamente feliz e adora brincar”, disse. A mulher ainda disse que ela está grata pelo projeto, que evita que “o cachorro não continue caindo no próprio nariz”

“Ele agora começou a saltar. Ele faz isso quando fica animado”, disse Pilcher. Além disso, o Centro de Inovação se comprometeu a fazer as cadeiras de rodas do Tumbles para o resto de sua vida.

[tdj-leia-tambem]