Centenas de milhares de ucranianos começaram a fugir de seu país essa semana, após ataques do governo russo. Felizmente, muitos se recusam a deixar seus animais de estimação. Nas mídias sociais surgiram fotos de pessoas e seus pets tentando atravessar fronteiras ou se amontoando em abrigos antibombas e estações de metrô na Ucrânia.
De acordo com relatórios recentes, Polônia, Romênia e Eslováquia permitiram a entrada de animais de estimação sem a documentação veterinária. No entanto, ainda há muitos animais de rua e abandonados na Ucrânia que precisam de alimento, remédios e cuidados. Assim, voluntários e funcionários de abrigos estão ficando para trás diante de ataques de mísseis para cuidar desses animais desabrigados.
Para aqueles que fugiram da capital de Kiev de carro, as estradas estavam congestionadas com o tráfego que se estendia por quilômetros. Enquanto isso, aqueles a pé corriam para as estações de metrô e rotas de ônibus, segurando seus cachorros e gatos nas caixas transportadoras ou no colo.
[tdj-leia-tambem]
Além disso, através das redes sociais, a Casa lui Patrocle, instituição romena de resgate de animais, prometeu ajudar as famílias que fugiam com seus animais de estimação. De acordo com o post no Facebook, escreveu que prestaria assistência veterinária a qualquer um que entrasse no país. A organização disse que ajudaria a tratar “qualquer tipo de animal”.
“Faremos todos os esforços possíveis para encontrar soluções de alojamento, abrigo e assistência veterinária para animais que necessitem do nosso apoio, reiteramos – independentemente da espécie (cães, gatos, cavalos, touros, bovinos, aves).A segurança do povo agora é prioridade das autoridades. Mas através do perfil da nossa atividade de Proteção Animal, priorizamos também o destino das vítimas colaterais, os que não têm voz que precisam de ajuda.”
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		