Homem com gatos em cafeteria
Foto: Cat Cafe Lviv

O Cat Cafe Lviv está aberto em Lviv, Ucrânia, há mais de seis anos e passou a significar muito para todos envolvidos com ele. Serhii Oliinyk, o proprietário do Gato Café, disse se recusar a sair do local sem seus cerca de 20 gatos resgatados, mesmo durante o conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

“Tenho uma pequena equipe de várias pessoas próximas que trabalham comigo há vários anos e se tornaram meus amigos mais próximos”, contou Oliinyk. “Os gatos também se acostumaram com essas pessoas, que ajudam a cuidar deles e que brincam com eles quando há poucos clientes”.

O café é o lar dos 20 gatos que adoram cumprimentar os visitantes enquanto desfrutam de uma refeição ou simplesmente relaxam por um tempo. Tem sido um porto seguro para o povo de Lviv, onde eles podem ir para esquecer o estresse e simplesmente brincar com gatos que estão sempre tão felizes em vê-los.

“Nossos gatos vivem no café desde os 4 meses de idade. Eles são como família”, disse Oliinyk. “Percebemos que nunca deixaríamos nosso país, que este era o único lugar onde podíamos nos ver no futuro”.

Foto: Cat Cafe Lviv

Nova realidade

Apesar do cenário de guerra e de toda a incerteza, o Cat Cafe Lviv decidiu permanecer aberto. Assim, continuarão proporcionando um espaço seguro para as pessoas passarem e verem os gatos. Algo que, recentemente, o povo da Ucrânia pode precisar agora, mais do que nunca.

Foto: Cat Cafe Lviv

“Atualmente temos menos visitantes regulares, mas há pessoas que vieram de outras cidades e precisam de comida quente e emoções positivas”, conta Oliinyk. “Há três grandes quartos em nosso café, dois dos quais estão localizados no porão, portanto, em caso de um aviso de ataque aéreo, há um abrigo seguro para nossos hóspedes e gatos”.

Os gatos do Cat Cafe Lviv fazem parte da família de Oliinyk, por isso eles ficam juntos, não importa o que aconteça.

[tdj-leia-tambem]

Com informações de The Dodo.