8 dicas para proteger seu pet da hipertermia
Connect with us

Mundo Pet

8 dicas para proteger seu pet da hipertermia durante os dias quentes

Tata Estaniecki, do PodDelas, anunciou a morte de sua cachorrinha Tilápia, vítima do calor excessivo. Veja como proteger seu animal de estimação!

Published

on

Atualizado há

Cachorro deitado em um sofá com um gato, ilustrando o cansaço provocado por hipertermia.
Animais de estimação também sofrem com o calor excessivo (Foto: Canva)

Na última quarta-feira (25), a Tata Estaniecki, do PodDelas, anunciou a morte da sua cachorrinha de estimação Tilápia no Instagram. Segundo a apresentadora, o motivo da morte foi o calor excessivo, conhecido como hipertermia.

Segundo o Dr. Matheus Moreira, do Centro Veterinário Dr. PetZoo de Jundiaí, os animais domésticos têm uma temperatura corporal que pode variar entre 37ºC a 39ºC e, se passar disso, é necessário acompanhamento veterinário para garantir a saúde do seu bichinho.

O que é hipertermia e o que causa?

Hipertermia (superaquecimento) é quando a temperatura corporal do animal aumenta excessivamente, geralmente acima de 39,5ºC, devido à incapacidade de regular o calor de maneira adequada, pois cães e gatos possuem mecanismos menos eficientes e liberam o calor pelas patas.  

Exposição prolongada ao calor – como ficar trancado em carros ou em locais abafados -, exercício físico em dias quentes, falta de acesso a água e sombra, condições de saúde preexistentes podem provocar a hipertermia em animais. 

Os sintomas mais comuns da hipertermia são respiração ofegante intensa, fraqueza, salivação excessiva, gengivas e línguas avermelhadas ou arroxeadas, vômito ou diarréia, tremores musculares e desmaios, para gatos é necessário notar se eles estão com a boca aberta enquanto respira ou aumento da frequência cardíaca. 

Caso tenha identificado algum desses sintomas, leve o pet para um local fresco e arejado, ofereça água fresca, use toalhas úmidas para resfriar o corpo do pet, evite usar água gelada para não causar choque térmico e busque atendimento veterinário o mais rápido possível. 

Cuidados para evitar a hipertermia nos pets

Todos os animais precisam de cuidados para enfrentar o calor e até mesmo os gatos que são conhecidos por sua independência, precisam de ajuda nos dias quentes. O Tribuna de Jundiaí separou algumas dicas simples e caseiras para amenizar as altas temperaturas e proteger seu animal de estimação da hipertermia.

1. Toalhas úmidas:

Uma maneira prática de aliviar o calor dos cães e gatos é utilizar toalhas úmidas. Colocar uma toalha levemente molhada em áreas onde o animal gosta de descansar, como sofás ou o chão, pode proporcionar um efeito refrescante. E, no caso, de felinos, eles podem gostar de ser acariciados com uma toalha molhada nas patas, barriga e cabeça.

2. Água sempre fresca e abundante

Manter a hidratação é essencial, especialmente no calor. Troque a água do pote várias vezes ao dia para garantir que ela esteja sempre fresca. Se possível, espalhe recipientes de água em diferentes partes da casa para facilitar o acesso ao líquido. Outra dica interessante é usar potes de água congelados como uma “forma” improvisada, basta encher metade do pote com água e congelar, completando com água fresca na hora de servir. Isso mantém o recipiente gelado por mais tempo e estimula o animal a beber.

3. Cubos de gelo com frutas ou petiscos:

Uma dica divertida e útil é fazer cubos de gelo com pedaços de frutas ou petiscos permitidos para os animais, tanto para felinos como caninos, como melancia ou morango. Nem todo gatinho gosta de frutas, mas muitos se divertem brincando com os cubos gelados, além de refrescar, essa brincadeira pode despertar a curiosidade e ser uma forma de hidratação adicional.

4. Tapetes de resfriamento e superfícies frias

Outra maneira eficiente de refrescar o ambiente é usar superfícies frias, como pisos de cerâmica, que naturalmente retêm menos calor. Existem tapetes especiais de resfriamento para pets, mas você pode improvisar com uma bolsa térmica ou embalagem de gelo envolta em um tecido, criando um local agradável para o animal se deitar.

5. Alimentação leve e fresca

Assim como nós, os gatos também podem perder o apetite nos dias mais quentes. Para incentivar a alimentação, sirva a ração em porções menores e opte por comida úmida, como sachês ou patês, que contêm mais água e ajudam na hidratação. Outra dica é servir a comida fresca e, se necessário, mantê-la na geladeira por alguns minutos antes de oferecer ao animal.

6. Corte de pelos (somente quando necessário)

Se seu cão tem uma pelagem muito densa, consulte o veterinário sobre a possibilidade de uma tosa que ajude a diminuir o calor, mas sem remover totalmente o pelo, já que ele também serve para proteger a pele.

Já para os gatos de pelagem longa, ao contrário do que muitos pensam, o pelo ajuda a proteger o animal do calor excessivo e das queimaduras solares. Só é recomendado tosar o gato se ele realmente estiver sofrendo e com o acompanhamento de um veterinário. Nesses casos, o corte deve ser feito de maneira que ainda mantenha uma camada de proteção.

7. Ambientes frescos e ventilados

Evite deixar o animal em locais quentes ou abafados. Use ventiladores ou ar-condicionado para manter o ambiente fresco. Evite áreas com luz solar direta.

8. Caminhadas em horários mais frescos

Evite passeios durante o meio-dia, assim você evitará um episódio de hipertermia. Opte por caminhar cedo pela manhã ou no fim da tarde, quando a temperatura é mais baixa e o chão não está tão quente.

E lembre-se de deixar vasilhas com água fresca na calçada para animais que não têm um lar, assim eles conseguem se refrescar em dias quentes e se proteger da hipertermia.

Mundo Pet

Ciclistas resgatam cachorro abandonado e notam um bilhete em sua coleira

O bilhete dizia: “Meu nome é Chase. Sou muito amigável e gentil, bom com crianças. Preciso de um novo lar, pois meu dono não pode cuidar de mim. Por favor, me ajude”.

Published

on

Cachorro abandonado com bilhete em sua coleira
Foto: Reprodução/Hope Rescue/The Dodo

Um pequeno cachorro abandonado e assustado se escondeu em uma vegetação rasteira após correr pelas ruas desde que perdeu sua família. Felizmente, os flashes de pelo marrom e branco chamaram a atenção de três ciclistas, que fizeram um desvio para salvar o cão e levá-lo até uma ONG de resgate animal. Os socorristas descobriram que o cão estava usando uma…

Continue Reading

Mundo Pet

Mulher encontra cachorro abandonado vivendo em uma vala e muda sua vida

Quando Laurie finalmente encontrou o cachorro abandonado, seu coração se partiu. Ele estava completamente emaranhado e coberto de lama. Saiba mais.

Published

on

Mulher encontra cachorro abandonado vivendo em uma vala
Foto: Reprodução/Laurie Sanchez-Guzman/The Dodo

Quando Laurie soube de um cachorro abandonado vivendo em uma vala lamacenta e vagando pelas ruas, ela largou tudo e foi procurá-lo. Ninguém havia conseguido resgatar o cachorrinho assustado, mas ela resgata animais o tempo todo com uma ONG de proteção animal, então ela sabia que tinha que tentar. Quando Laurie finalmente encontrou o cachorro abandonado, uma fêmea, mais tarde…

Continue Reading

Mundo Pet

Protetores criam força-tarefa para salvar filhote de gato preso em parede

Os profissionais usaram martelos e pés de cabra para fazer uma abertura na parede e salvar o pequeno gato assustado.

Published

on

Filhote de gato preso em parede
Foto: Reprodução/Facebook | John Debacker

Ao voltar para casa depois de uma viagem de 12 dias, uma dona de casa notou algo que a fez parar: sons horríveis de um filhote de gato em perigo, em algum lugar dentro de sua casa. “Sem ter certeza de onde eles estavam vindo, ela pediu ajuda.”, disse o protetor animal John Debacker em uma publicação no Facebook. Resgate…

Continue Reading

Mundo Pet

Gato ladrão surpreende tutor com presentes inusitados

A cada nova “oferta”, os seguidores aguardam ansiosamente por mais aventuras do gato ladrão.

Published

on

Gato ladrão surpreende sua tutora com presentes inusitados
Foto: Reprodução/TikTok | @meganchristiann

Um gato chamado Monkey, conhecido por sua personalidade peculiar, está fazendo sucesso nas redes sociais por um motivo inusitado: sua paixão por roubar objetos dos vizinhos e presenteá-los ao seu tutor. "Ofertas" inusitadas do gato conquistam a web Em vídeos compartilhados no TikTok, o felino aparece levando para seu humano uma variedade de itens, desde alimentos até embalagens e contas.…

Continue Reading

Mundo Pet

Cachorro surpreende avós com visita após dois anos morando na Europa; VÍDEO

Em um vídeo que viralizou no TikTok, é possível ver o momento exato em que o cachorro entra na casa, deixando todos atônitos.

Published

on

Cachorro surpreende avós com visita
Foto: Reprodução/TikTok | @gecavadass

A história de Bob, um cachorro aventureiro, comoveu a internet e aqueceu o coração de muitos. Após passar dois anos vivendo na Europa ao lado de sua tutora, Ge Cavadas, o peludo surpreendeu seus avós ao reaparecer, do nada, no Brasil. Reencontro entre o cachorro e seus avós viralizou Em um vídeo que viralizou no TikTok, é possível ver o…

Continue Reading
Advertisement