
No início deste verão, Alex Khachigian embarcou em uma caminhada até o vulcão Acatenango, na Guatemala. Foi uma chance de vislumbrar o incrível poder de um vulcão ativo em primeira mão. No entanto, para Alex, a parte mais memorável da caminhada foi, na verdade, um amigo que ele fez ao longo do caminho.
Pouco tempo depois de começar a trilha, acompanhado por um guia, Alex notou uma figura peluda se aproximando. Era um cachorro, que parecia estar fazendo um passeio casual sozinho. Mas não se tratava de um cachorro qualquer.
Alex ficou sabendo que o pet era uma espécie de “anjo da guarda” – um cachorro local conhecido por conduzir os caminhantes em segurança em sua jornada até o vulcão. “O cão parecia saudável”, disse Alex ao The Dodo. “Ela caminhou pelo menos 5 horas conosco na subida do vulcão.”

De acordo com Alex, na manhã seguinte, a simpática cadela desceu o vulcão por conta própria, viagem que ela já havia feito inúmeras vezes antes. O site The Dodo entrou em contato com os guias do vulcão, para saber mais sobre o cachorrinho. Segundo eles, o cachorro vive em um vilarejo próximo e é conhecida como Zorita, que significa “raposinha fofa”.

Embora as origens de Zorita não sejam totalmente claras, os guias dizem que sua presença em suas caminhadas pelo Acatenango é sempre bem-vinda. E Alex concorda. “Um cachorro conosco não foi algo que discutimos de antemão ou algo que eu esperava”, disse ele. “Ela definitivamente acrescentou à experiência.”
[tdj-leia-tambem]