Jundiaí desenvolve cronograma de vacinação contra a raiva
Jundiaí desenvolve cronograma de vacinação contra a raiva

O Ministério da Saúde (MS) não entregou as doses de vacina antirrábica, com isso, Jundiaí adotou modelo de agendamento para ofertar as doses remanescentes em estoque da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e garantir o uso do imunobiológico para atendimento de rotina.

O agendamento começou na terça-feira (23), e para registrar a solicitação para imunização do cão ou gato de estimação, basta ligar para o telefone (11) 4521-0660, e se informar sobre o dia e horário que deverá comparecer à unidade.

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura realiza 150 atendimentos veterinários gratuitos por mês

Prefeitura de Jundiaí realiza a castração de 200 animais em Ivoturucaia

De acordo com o gerente da UVZ, Carlos Ozahata, a medida tem por objetivo eliminar perdas e otimizar o uso da vacina. “Cada frasco de vacina contra raiva tem 25 doses e, após aberto, deve ser utilizado em três dias. O formato de agendamento é feito para garantir o uso completo do frasco. Essas são doses que a cidade recebe para atendimento de rotina, não tendo relação com a campanha”, explica.

A UVZ tem cerca de 1 mil doses disponíveis, de acordo com Ozahata. Ele ainda ressalta que a medida foi tomada por conta da preocupação com a circulação do vírus da raiva na região.

“A vacinação deve ser feita anualmente em cães e gatos, que são os animais mais próximos das pessoas e que podem transmitir a doença. Por isso Jundiaí toma a medida de otimizar o uso do estoque local. Esta não é a primeira vez que a dose não é entregue para as cidades. Entre os anos de 2010, 2011 e 2015 também houve cancelamento da oferta da dose pelo governo federal”, argumenta.

Os tutores de cães e gatos interessados em vacinar os animais contra a doença devem entrar em contato com a UVZ, pelo telefone (11) 4521-0660. O equipamento público está localizado na Rua dos Bandeirantes, 375.