Prefeitura de Jundiaí realiza a castração de 200 animais em Ivoturucaia
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Prefeitura de Jundiaí realiza a castração de 200 animais em Ivoturucaia

Neste ano, a meta da gestão é castrar 3 mil animais, entre cães e gatos

Publicado

em

Atualizado há

Prefeitura de Jundiaí realiza a castração de 200 animais em Ivoturucaia
Juninho, o gato de Márcia Martins Demona, foi castrado durante mutirão no Ivoturucaia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

Os moradores da região do bairro Ivoturucaia que aguardavam a castração de seus animais de estimação, pelo serviço 156 da Prefeitura de Jundiaí, receberam, na manhã de sábado (20), o mutirão do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), para a cirurgia gratuita dos animais.

A ação foi realizada na Escola Estadual Monsenhor Venerando Nalini e atendeu a mais de 200 animais, entre cães e gatos. Este é o segundo grande mutirão do ano, realizado no município. A meta da gestão para 2019, é oferecer 3 mil castrações.

O número apresentado representa o aumento de 25% em relação ao realizado em 2018, e de 100% se comparado ao que foi feito em 2016.

Julia Cristina Pereira levou o gato de estimação para ser castrado. “É um gatinho que apareceu em casa há pouco mais de um mês. Logo que adotamos fizemos a solicitação para que fosse castrado. Ainda bem que o mutirão já estava previsto aqui no bairro e o atendimento foi bem rápido”, comemora.

Daniela Durigon Tonolli levou a cadela Maitê, uma dálmata de oito anos, para castração. “Registramos a solicitação há sete meses. Os veterinários indicaram a cirurgia, pois é melhor para a saúde dos animais. Como moramos em chácara, durante o período do cio ela foge. E isso é um risco, tanto de crias quanto de atropelamentos ou brigas”, explica.

Márcia Martins Domena mobilizou a família para a castração. “Além do meu gato, o Juninho, tem a mãe dele, a Mimi. que é da minha tia e o cachorro, que é do meu tio. O mutirão da prefeitura é uma oportunidade gratuita para que os nos animais possam ser castrados. O atendimento foi muito rápido. Estão de parabéns pela organização. Tínhamos feito todas as solicitações de uma única vez. Foi muito bom”, detalha a moradora no bairro.

LEIA TAMBÉM:

“Gratificante”: costureira faz roupas para cachorros de moradores de rua

Após ser abandonada em Jundiaí, gatinha é adotada e está perto de voltar a andar

Segundo a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos, a adesão da população é destaque. “Apesar de os mutirões serem realizados para animais registrados no sistema, muita pessoas chegaram aqui perguntando como seria o atendimento. É uma comunidade muito ativa e com boa participação, inclusive entre os gatos, que são mais ariscos e mesmo assim, apenas 14 não foram trazidos para o procedimento”, explica.

Os interessados em solicitar o serviço, devem entrar em contato pelo 156 ou registrar a solicitação pelo APP Jundiaí. O Debea ainda oferece atendimentos em consultas veterinárias e exames para animais de pessoas de baixa renda, além das ações educativas em escolas sobre a guarda responsável dos animais. Em 2018, o Debea realizou 2.434 castrações.

Mundo Pet

Professor encontra família fofa de gatinhos morando no porta-malas de seu carro

O homem viu um gato entrando e saindo de seu carro, e logo recebeu a doce surpresa de quatro filhotes dormindo em seu veículo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/John Debacker

Outro dia, um professor de uma escola em Long Island, Nova York, notou um gato misterioso entrando e saindo de seu carro. Curioso, o homem começou a revistar o veículo. O gato havia desaparecido, mas quando ele abriu o porta-malas, encontrou uma pilha de quatro filhotes fofos aninhados uns nos outros. A notícia sobre os gatinhos logo apareceu no Facebook…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato herói corre em direção a acidente determinado a ajudar socorristas

O gato de rua passeou pela cena do acidente, procurando maneiras de ajudar.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Corpo de Bombeiros do Colorado

Recentemente, o Corpo de Bombeiros do Colorado respondeu a um grave acidente de carro em uma rodovia movimentada. Os socorristas correram para o local e imediatamente começaram a trabalhar para ajudar as vítimas. Mas, enquanto os bombeiros trabalhavam nos veículos e os paramédicos atendiam os pacientes, um gato herói apareceu - e ele estava ansioso para ajudar. “Um gato ajudante…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro abandonado amarrado à placa de abrigo espera 11 horas por ajuda

As imagens de segurança mostraram que o cão foi amarrado à placa por volta das 21h e só o encontraram às 7h30 da manhã seguinte.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/ONG Harbor Humane Society/The Dodo

Na porta da frente da ONG de resgate de cachorros abandonados Harbor Humane Society há uma placa que diz “Não abandone um animal aqui. Espere até o horário comercial. Não há taxa para trazer um animal. Para o bem do animal, por favor, seja humano.” Uma versão mais antiga da mesma placa fica na parte de trás do abrigo, perto…

Continuar lendo

Mundo Pet

Irmãs salvam as vidas de quatro gatinhos filhotes jogados na beira da estrada

Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Janet Murdock/The Dodo

Abandonada em um remoto campo de terra, uma família de gatinhos abandonada se amontoava dentro de uma caixa de transporte. Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los. Mas, dirigindo peça estrada pouco povoada nas proximidades, duas irmãs viram a caixa de transporte dos gatos jogada. Preocupadas, pararam o carro e…

Continuar lendo

Mundo Pet

Por acaso, socorrista de animais salva vida de cachorro jogado em vala no meio da estrada

Com base em sua condição, a mulher presumiu que o cão estava ali há alguns dias.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/TikTok/Ruby & Laurel Animal Rescue

Maggie Hamilton, conhecida como Ma Mags na comunidade de resgate de animais, levava um filhote de cachorro resgatado para sua nova casa e decidiu pegar um atalho - que a levou a outra alma que precisava desesperadamente de sua ajuda. “Aproximadamente um quilômetro e meio adiante naquela estrada, vi o que pensei ser um saco de lixo branco na vala,…

Continuar lendo
Publicidade