
Um motorista de ônibus trabalhando em sua rota habitual encontrou um gatinho faminto na beira da estrada, e eles têm sido inseparáveis desde então. A história se passa na cidade de Mandaue, em Cebu, nas Filipinas.
Joel Basallote é o motorista de mini ônibus que roda a cidade pelo menos sete vezes ao dia. No entanto, em janeiro de 2022, essa rota estava prestes a ser interrompida. Quando ele estava em uma pausa, tomando café da manhã em uma barraca à beira da estrada, ele viu um gatinho. Infelizmente, o gatinho estava deitado com sua mãe falecida na rua. Rapidamente, Joel se sentiu mal pelo gatinho e sabia que precisava fazer algo.
“Tive pena dela. Então eu a levei e comprei leite”, disse ele. “Pensei que talvez se eu tomasse conta dela, e se ela estivesse bem e sobrevivesse, isso seria ótimo”.
Depois de comprar um pouco de leite, o motorista lhe deu o nome de Ayala, em homenagem à área onde ela foi encontrada. “Ela se junta a mim quando eu como. Mesmo que ela esteja dormindo, ela acorda a tempo para nossa refeição. Ela começou a desenvolver este hábito”, contou Joel.
Companheira de viagens
Ayala certamente não gosta de ficar sozinha em casa. De acordo com o motorista, a gatinha chorava toda vez que ele saía para trabalhar. Para ajudá-la, ele apenas decidiu levá-la junto com ele. Assim, ele podia supervisionar como ela estava crescendo. “Se ela percebesse que eu já estava indo para o trabalho, ela começava a chorar e eu decidi trazê-la comigo”.
Mas como ela se mantém segura? Vai ao banheiro? Bem, Joel mantém um capacete que está preso ao ônibus perto do para-brisa. Ali, Ayala adora dormir, isso quando ela não está no colo do tutor ou brincando com os passageiros. Para ir ao banheiro, Ayala mia para chamar a atenção do motorista ou salta para dentro de um pequeno recipiente plástico cheio de areia.


A gata se tornou bastante popular entre os passageiros frequentes de Joel. Agora, eles sempre perguntam sobre ela quando não a veem imediatamente no ônibus. “Se houver passageiros assustados com ela, ela os provoca mais. Ela começa a brincar com os cadarços deles. Mas se meus passageiros não parecem se importar com sua presença, ela continua brincando sozinha”.
Resgate animal
Mas essa não é a única gatinha resgatada por Joel. Na verdade Ayala é o décimo gato que ele resgatou, todos das ruas de Metro Cebu. Ayala, no entanto, é a mais nova. O motorista conta que adora resgatar gatinhos, porque alguém tem que ajudá-los.
Em um post no Twitter, o Cebu Daily News compartilhou algumas fotos adoráveis de Ayala, já crescida. Joel a levou para castração. De acordo com ele, quando cresciam, seus gatos começavam a sair de casa para namorar. Assim, ele garante que ela estará segura longe das ruas.