Na Ucrânia, uma mulher chamada Yelena cuida de cães que foram abandonados por seus tutores por conta da guerra. A mulher vive em uma vila na região de Kharkiv.

Yelena ajuda a cuidar e alimentar mais de 50 animais mesmo sem a estrutura necessária para assumir essa responsabilidade.

(Foto: Sergiy Kozlov | EFE/AndaJor)

Em uma cozinha improvisado no meio da rua, a ucraniana cozinha um mingau para alimentar os cachorros.

Após as tropas russas invadiram o país no dia 24 de fevereiro deste ano, muitos tutores precisaram deixar seus animais para trás na tentativa de fugir do conflito.

Com o início da guerra, milhões de ucranianos deixaram suas casas e muitos não levaram seus animais domésticos. As rotas de fuga nem sempre são curtas ou fáceis.

(Foto: Sergiy Kozlov | EFE/AndaJor)

Kharviv, onde Yelena toma conta dos cães, faz fronteira com a Rússia e por isso é um dos locais mais atacados pelas tropas de Moscou.

Nos últimos meses, Kharkiv teve boa parte de sua área reconquistada pelas forças ucranianas, mas ainda é uma zona de intenso confronto.

Muitos ucranianos precisam de ajuda de ONGs e de voluntários para comer e se abrigar. No entanto, os animais domésticos também precisam desse tipo de suporte para resistirem à guerra.

[tdj-leia-tambem]