(Foto: Reprodução/Colorado Parks and Wildlife)
(Foto: Reprodução/Colorado Parks and Wildlife)

Um urso-pardo de aproximadamente 10 anos precisou ser sedado e resgatado após tentar fazer sua toca para hibernação no porão de uma casa no Colorado. Os animais estão buscando abrigo e comida cada vez mais próximo dos humanos não por opção, mas sim por conta das mudanças climáticas e da destruição de seu habitat natural.

O urso, batizado de ‘Durango’, deu trabalho para os guardas florestais dedignados para o seu resgate. Isso porque o urso pesava mais de 180 quilos e precisou ser sedado e carregado. Decidiram sedá-lo para evitar que se assustasse e pudesse ter uma reação agressiva.

O casal residente da casa onde o urso se instalou conta que sempre ouviam estranhos barulhos vindos do porão. Quando decidiram ir olhar e encontraram o urso, com medo chamaram imediatamente o resgate.

Com muito esforço, arrastaram Durango com o auxílio de uma lona até uma área de segurança. Depois, o reanimaram e constataram que não havia nenhum ferimento no animal. Por fim, o liberaram novamente na região da mata.

Resgate de animais em áreas urbanas

Somente em 2021, mais de 50 animais migraram para áreas urbanas e precisaram ser resgatados no Colorado. Naquela região, vivem cerca de 20 mil ursos-pardos. O desequilíbrio das estações este ano preocupa especialistas.

O maior medo, é que, sem descanso, os animais que não conseguirem hibernar fiquem estressados e tenham interações negativas com os humanos.

[tdj-leia-tambem]