'Estrela de Natal': fenômeno raro que acontece há cada 400 anos poderá ser visto no dia 21
Connect with us

Mundo

‘Estrela de Natal’: fenômeno raro que acontece há cada 400 anos poderá ser visto no dia 21

Segundo astrônomos, o evento é raro e aconteceu anteriormente há séculos.

Published

on

Atualizado há

Representação da 'Estrela de Natal', fenômeno raro que ficará visível no dia 21 de dezembro
Foto: Reprodução/ Unsplash

Entre os dias 16 e 21 de dezembro, um fenômeno raro chamado “Estrela de Natal” poderá ser visto em todo o mundo. Apesar do nome, o evento na verdade marca o alinhamento entre Júpiter e Saturno. Assim, os planetas, que estarão próximos, parecerão um planeta duplo – dois pontos brilhantes.

No último dia da aparição, 21 de dezembro, é quando os planetas devem estar ainda mais próximos, e o fenômeno ficará visível após o pôr do sol. As últimas vezes que Júpiter e Saturno estiveram tão perto um do outro, foram em 1623 e 1226, há séculos atrás.

De acordo com os astrônomos especialistas, essa aproximação é rara porquê cada planeta demora um tempo específico para girar em torno do Sol. Dessa forma, Júpiter leva 12 anos e Saturno demora 30 anos para completar a transição.

“Todos os corpos celestes estão em movimento. Em especial, o Sol e os planetas se movimentam em uma linha no céu chamada Eclíptica. Quando ocorre um cruzamento entre os planetas a gente chama de conjunção”, afirma Felipe Navarete, pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP).

Perto, mas ainda longe

Segundo Navarete, mesmo que os planetas estejam relativamente próximos, a distância entre eles ainda deve ser de quase 700 milhões de quilômetros.

“Ao longo dos dias a distância entre os pontos vai diminuir. No dia 21 será a distancia mínima. A olho nu você consegue separar os planetas: Júpiter e Saturno. Júpiter será mais brilhante. A olho nu vai dar para ver, embora não dê para enxergar os detalhes. Com binóculo pequeno você já consegue começar a ver melhor os detalhes”, afirma Navarete.
Além disso, o fenômeno raro será um dos assuntos comentados na palestra do projeto “Astronomia para Todos”, transmitida pelo canal da IAG-USP no Youtube. A live acontecerá na terça-feira (8), às 19h.

“Devemos olhar na direção do pôr do sol. Logo depois do pôr do sol, a gente vê um pouco mais acima do horizonte. Fica mais visível num horizonte mais limpo”, aconselha Navarete.

Com informações do G1.

Mundo

Mark Zuckerberg diz que empresas precisam de mais ‘energia masculina’

O CEO da Meta defendeu a importância de valorizar e até mesmo “celebrar a agressividade um pouco mais” no ambiente corporativo.

Published

on

Mark Zuckerberg em podcast
Foto: Reprodução/Youtube

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, expressou preocupação com o aumento de empresas que adotam uma postura "culturalmente neutra", afastando-se do que ele chamou de "energia masculina". Durante uma conversa de quase três horas com o podcaster Joe Rogan no programa The Joe Rogan Experience, publicada na última sexta-feira, Zuckerberg defendeu a importância de valorizar e até mesmo "celebrar a agressividade…

Continue Reading

Mundo

2025 marca o surgimento da Geração Beta; entenda!

A primeira a entrar no século 22 e transformar o futuro com sustentabilidade e inovação.

Published

on

bebês da geração beta
Bebê nascidos em 2025 são considerados da Geração Beta (Foto: Canva)

O ano de 2025 marca o “nascimento” da Geração Beta, sendo assim, todos os bebês que nascerem a partir do dia 1º de janeiro de 2025 a 2039 farão parte deste grupo. Este ciclo demográfico deve mudar os rumos da sociedade global.  Segundo o pesquisador e futurista Mark McCrindle, especialista em tendências geracionais, os membros da Geração Beta viverão em…

Continue Reading

Mundo

Acidente aéreo deixa 179 mortos na Coreia do Sul; VÍDEO

O avião saiu da pista, colidiu contra um muro e pegou fogo no aeroporto, com 181 pessoas a bordo. Duas pessoas sobreviveram ao acidente.

Published

on

Acidente aéreo na Coréia do Sul
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um avião da Jeju Air saiu da pista durante o pouso, colidiu contra um muro e pegou fogo no aeroporto de Muan, localizado no sudoeste da Coreia do Sul. O acidente aconteceu por volta das 9h da manhã de domingo (29), no horário local; 21h da noite deste sábado (28), no horário de Brasília. De acordo com informações oficiais, haviam…

Continue Reading
Pular para o conteúdo