Papa Francisco conversando com pessoas.
Foto: Depositphotos

O funeral do papa Francisco será no próximo sábado, às 10h, no horário local de Roma (5h no horário de Brasília). A cerimônia de despedida será aberta ao público. 

A data e detalhes foram decididos em reunião, nesta terça-feira (22), com os cardeais. O arcebispo irlandês Kevin Joseph Farrell, que ocupa o cargo de Carmelengo, consultou bispos, presbíteros e diáconos para decidir a liturgia fúnebre. 

A cerimônia será realizada no átrio da Basílica de São Pedro e a missa das Exéquias será feita pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. 

Ao final da despedida, serão realizados os ritos da Última Commendatio e da Valedictio e, em seguida, o caixão será levado para o interior da Basílica de São Pedro e, posteriormente, levado à Basílica de Santa Maria Maior – onde será feito o sepultamento. 

Papa Francisco deixou pedidos para seu funeral

O corpo – que está vestido com a casula vermelha, pálio e mitra branca na cabeça, está com um rosário nas mãos – será levado à Basílica de São Pedro na manhã de quarta-feira (23), onde ficará exposto por alguns dias para que fiéis e autoridades possam se despedir. 

Ainda em vida e declarado em testamento, Francisco ordenou uma simplificação dos rituais fúnebres, descartando o uso do catafalco, espécie de plataforma onde os corpos dos papas anteriores eram colocados. 

Ele também optou por um caixão de madeira revestido de zinco, fugindo da tradição que exige que o chefe da Igreja Católica seja enterrado em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho. O sepulcro deve estar na terra, simples e sem ornamentos com uma única inscrição “Franciscus”. 

Além disso, ele deixou clara sua preferência para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, a igreja foi o primeiro lugar que ele foi após se tornar papa. A última vez que um líder foi sepultado lá foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.

Funeral reúne chefes de Estado e de governo

O presidente argentino, Javier Milei, foi o primeiro a confirmar presença e decretou 7 dias de luto, assim como Lula. A primeira-dama italiana, Giorgia Meloni, Zelensky, Macron e Donald Trump também confirmaram presença.

Sem data definida para o Conclave

Pelas regras do Vaticano, o Conclave deve ocorrer entre 15 a 20 dias após a morte do papa. No entanto, se todos os cardeais estiverem de acordo, o processo pode ser antecipado, mas até o momento, não há data definida.

Próxima reunião

A Congregação deve se reunir amanhã, às 17h no horário de Roma (12h no horário de Brasília), após o translado do corpo. 

[tdj-leia-tambem]

Papa Francisco morreu aos 88 anos

O pontífice morreu aos 88 anos devido a um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível. A informação foi divulgada pelo Vaticano na segunda-feira (21).

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4