Dia da Cachaça: 12 alambiques da região de Jundiaí para provar diferentes tipos da 'marvada'
Conecte-se conosco

Turismo

Dia da Cachaça: 12 alambiques da região de Jundiaí para provar diferentes tipos da ‘marvada’

Além de ter apaixonados por todo o país, a cachaça é a bebida oficial do nosso Brasil.

Publicado

em

Atualizado há

Brinde com cachaça
Confira a lista dos principais alambiques de Jundiaí para provar as melhores cachaças da cidade (Foto: Kzenon/Canva)

Quando você pensa em Brasil, qual a primeira coisa que vem na mente? Já é de conhecimento geral que uma das paixões nacionais é a nossa tradicional cachaça! Nesta quarta-feira, 13 de setembro, o país celebra o Dia da Cachaça, data criada em 2009 pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC).

De acordo com o portal Mapa da Cachaça, a data marca a resistência desde os tempos coloniais. No dia 13 de setembro de 1649, os portugueses emitiram uma Carta Real que proibia a fabricação e venda da bebida destilada em todo o território do Brasil.

Assim, donos de plantações de cana-de-açúcar e alambiques, perseguidos por vender a bebida, tomam poder do Rio de Janeiro, no dia 13 de setembro de 1661, por cinco meses. Essa ação resultou na Revolta da Cachaça, um dos primeiros movimentos de insurreição nacional.

Considerada Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, a cachaça é uma bebida feita a partir da fermentação e destilação do caldo de cana. Já é tradição no Brasil e principal ingrediente da típica caipirinha brasileira.

A Região Metropolitana de Jundiaí é referência na produção da cachaça e conta com vários alambiques ótimos para quem quer experimentar a aguardente. Hoje, o Tribuna de Jundiaí trouxe um guia com alguns dos principais produtores artesanais. Confira!

Jundiaí

Vinícola Castanho

A Vinícola Castanho existe desde 1968 e mantém até hoje sua tradição no Bairro do Castanho. Uma das maiores vinícolas da cidade, a Castanho também produz cachaças inspiradas em Jundiaí.

Uma delas é a Cachaça Ponte Torta, nas opções tradicional, envelhecida e extra premium (foto). A Vinícola Castanho fica na Travessa dos Patos, 1050, no bairro do Castanho.

A Quatro Madeiras envelheceu por 5 anos em barricas de bálsamo, amburana, carvalho francês e carvalho americano. Foto: Reprodução/Vinícola Castanho

Vinhedo

Alambique Andretta

O Alambique Andretta é uma propriedade rural de cana-de-açúcar e conta com uma vasta produção artesanal de cachaças e licores, em Vinhedo. A cana vai para a moenda, segue para os tonéis de fermentação e depois é destilada. Assim, se transforma em uma deliciosa cachaça artesanal.

As cachaças envelhecidas de sabores e os licores ficam expostos em um ambiente rústico, repleto de tonéis. O visitante pode experimentar a cachaça servindo-se direto do barril. O Alambique Andretta fica na Estrada da Capela, 1862, Capela.

Jarinu

Alambique Ferrara

O Alambique Ferrara foi fundado em 1976 e está na segunda geração da família produzindo cachaça. A tradição passada de pai para filhos mantém a tradição da cachaça branca e a tradicional envelhecida no carvalho.

A empresa atende toda região com distribuição da aguardente engarrafada e a granel. O Alambique Ferrara fica no bairro Pinhal, em Jarinu.

Alambique Zanoni

O Alambique Zanoni, em Jarinu, foi fundado em 1940, e desde então é referência na região, na produção de cachaça artesanal. Zanoni é conhecido na cidade como o “alambique do prefeito”, já que o fundador Guilherme e também seu filho Julio já foram prefeitos da cidade mais de uma vez.

De acordo com os produtores, desde a fundação, o Alambique Zanoni se dedica em produzir licores, coquetéis e a cachaça. No mercado, tem as marcas Cachaça Zanoni, Ouro de Cana e Brejauva. Além disso, são responsáveis pela linha de licores e coquetéis artesanais Passione. O Alambique Zanoni fica na Rua Juvenal Alvin, 58, no Centro de Jarinu.

Fotos antigas do Alambique Zanoni
Foto: Reprodução/Alambique Zanoni

Cabreúva

No século 18, os alambiques encontraram na cana-de-açúcar a primeira grande atividade econômica em Cabreúva. Além disso, o município já foi conhecido como a Cidade da Cachaça e chegou a contar com mais de 100 alambiques.

Cachaça Vilela

Os irmãos José Francisco e Antonio Tadeu Vilela começaram a fabricação da cachaça tradicional artesanal em outubro de 1969, na Fazenda Água Comprida. A partir de 2007, Francisco assumiu o Alambique Vilela sozinho, e conta com a participação dos filhos para continuar com a produção.

A Cachaça Vilela mais tradicional é armazenada por 2 anos em tonéis de Jequitibá, madeira muito comum no Brasil, que traz aroma e sabor bem suaves e não dá cor à bebida. Hoje, a aguardente do alambique de Cabreúva é exportado para todo o mundo. A Fazenda Água Comprida fica na Estrada do Píraí.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cachaça Vilela Artesanal (@cachacavilela)

Alambique Rainha da Praia

O Alambique Rainha da Praia começou em 1947, na época ainda se chamava Pinga Formosa. O local pertencia ao avô de Jair Sachi, atual dono. Assim, em 1970, o alambique que começou a fazer sucesso no litoral, ganhou o nome de Rainha da Praia.

Hoje, o local se tornou tradição na cidade e atração para muitos visitantes nos finais de semana. O Alambique Rainha da Praia fica na Estrada dos Romeiros, 443 – Jardim Ipê.

Itupeva

Alambique JP

De acordo com a edição de 2017 do Concurso Mundial de Bruxelas, a melhor cachaça do mundo foi feita em Itupeva. O concurso elegeu a cachaça de carvalho, da marca “Cachaça Itupeva”, feita pelo Alambique JP, entre as 10 melhores do mundo, com medalha de ouro.

Atualmente, o alambique é comandado por Danilo Tonoli, neto do comprador da fazenda, que iniciou a produção da cachaça junto de seus três irmãos, em 1948. Lá produziram a ‘branquinha’ mais famosa da região, a Cachaça Japi, que é até hoje uma das mais tradicionais do alambique. O local fica na Rua Cirineo Tonoli, S/N – Jardim Primavera.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Alambique JP (@alambiquejp)

Alambique Nova Geração

Passada de geração em geração, o Alambique Nova Geração é especialista na suavidade das cachaças tradicionais. Além disso, o alambique de Itupeva tem uma linha de cachaças de sabor de frutas – banana, coco, abacaxi, jabuticaba -, licores e vinhos. O local ainda produz salames, queijos e mais.

O Alambique Nova Geração fica na Via Paulo Leone, 905, no bairro do Pinheirinho.

Cachaça de abacaxi
Foto: Reprodução/Instagram

Itatiba

Alambique Flaibam

O senhor Mário Flaibam começou a produz cachaça e vinho em 1984. A fabricação das bebidas caseiras viraram sucesso, e praticamente toda a família Flaibam trabalha no alambique. Assim, os Flaibam arrendaram terras vizinhas e aumentaram o cultivo da cana-de-açúcar.

O Alambique Flaibam fica na Rodovia Romildo Prado, km 12, em Tapera Grande.

Delícias da Cana – Cachaça Franciscon

A Cachaçaria Franciscon produz a própria cana-de-açúcar. Com isso, produz suas cachaças, vinhos, licores, doces e sucos, vendidos no quiosque Delícias da Cana, em Itatiba.

A Cachaçaria Franciscon fica na Estrada Municipal Nemésio Dário dos Santos, 25.

Licores Delícias da Cana
Foto: Instagram/Delícias da Cana

Alambique do Jeca

O Alambique do Jeca existe desde 1958, e é conhecida na região pela tradição e cachaças de boa qualidade. Entre as bebidas produzidas pelo alambique de Itatiba estão as cachaças prata, amburana e mel e limão. Além disso, aguardente armazenada por 4 anos em toneis de bálsamo e mais 4 anos em toneis de carvalho. Os apaixonados podem comprar as cachaças do Alambique do Jeca online, de qualquer lugar do Brasil.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cachaça Do Jeca (@alambiquedojeca)

Cachaçaria Dona Carolina

A Fazenda Dona Carolina tem mais de 100 anos de existência, e hoje é ponto de lazer em Itatiba, com hotel, spa, restaurante e uma cachaçaria. Na Cachaçaria Dona Carolina, o bar, no conceito boteco, serve a cachaça produzida no próprio Hotel.

A programação da visita ainda conta com um Tour da Cachaça, que mostra aos convidados todo o processo da produção da cachaça. Da destilação ao envelhecimento da aguardente, feito em tonéis de carvalhos, são importados exclusivamente da Escócia. A Fazenda fica na Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, s/n.

Que tal fazer um guia para experimentar todos? Mas lembre-se, beba com moderação e se beber, não dirija!

Turismo

Descubra as encantadoras viagens de trem pelo estado de São Paulo

Publicado

em

Por

Trem dos Operários - Sorocaba
Viaje no tempo com o Trem dos Operários que celebra a história e cultura em cada parada. (Foto: Divulgação/Governo de SP)

Introdução ao turismo ferroviário em São Paulo As viagens de trem no estado de São Paulo não são apenas uma oportunidade para vivenciar a beleza dos atrativos paulistas, mas também um meio eficaz de desenvolver a cadeia produtiva do turismo local. Esta abordagem envolve diversos setores como comércio, hotelaria e gastronomia, tornando o turismo ferroviário uma escolha rica e multifacetada.…

Continuar lendo

Turismo

Experiências Turísticas de Jundiaí enriquecem oferta local e ampliam número de visitantes

Publicado

em

Por

Cervejarias artesanais são um dos atrativos das experiências turísticas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Seguindo as principais tendências do turismo mundial, os empreendimentos do turismo rural de Jundiaí têm estruturado inúmeras experiências para diferentes perfis de turista. Os negócios são atendidos pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), por meio do Departamento de Turismo. “O turismo rural de Jundiaí é um importante impulsionador de renda e empregos para nossa cidade. Não…

Continuar lendo

Turismo

CPTM abre viagens extras para o Expresso Turístico no feriado de Carnaval

Ingressos para a Vila de Paranapiacaba, em Santo André, estão disponíveis para compra

Publicado

em

Por

Trem antigo na Estação da Luz em São Paulo
Foto: CPTM/Divulgação

Aqueles que planejam aproveitar o feriado de Carnaval na capital terão uma nova opção de lazer. Os ingressos para as viagens extras do Expresso Turístico da CPTM, com destino à Vila de Paranapiacaba, em Santo André, estão disponíveis para compra. Cada viagem oferecerá 352 assentos na composição do Expresso, considerando 88 lugares por carro. Para compra e mais informações sobre…

Continuar lendo

Turismo

Atibaia ganhará parque temático do morango

O espaço promete ser uma experiência lúdica, sensorial, tecnológica e sustentável, impulsionando o turismo na região

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Atibaia

Conhecida como a Capital Nacional do Morango, Atibaia ganhará um parque temático da fruta. Construído junto ao Parque da Usina, o espaço promete ser uma experiência lúdica, sensorial, tecnológica e sustentável, impulsionando ainda mais o turismo na região. O investimento conjunto do Governo Estadual, no valor de R$ 7,8 milhões, e da Administração Municipal, com R$ 2,6 milhões, culminou na…

Continuar lendo

Turismo

Viajar pelo Brasil ganhando experiências, não dívidas: o plano de viagem perfeito

Publicado

em

Por

praia de ipanema rio de janeiro

Descubra como planejar uma viagem pelo país sem sacrificar seu bolso: dicas práticas para aproveitar seus destinos imperdíveis, sem comprometer seu orçamento ou perder a essência da experiência de viagem. De praias e cachoeiras a florestas e pântanos, o Brasil é um país repleto de cores, sabores e experiências fascinantes. Neste artigo, apresentaremos desde dicas de como economizar na passagem…

Continuar lendo
Publicidade