Connect with us

Turismo

Governo de SP indica Jundiaí como exemplo de “boas práticas” em turismo rural

Projeto ‘Deguste em casa’, que cadastra restaurante e empreendimentos de turismo rural para fornecer produtos por delivery ou retirada, foi o primeiro a ser indicado na categoria

Published

on

Foto da adega Mazieiro
Adega Mazieiro está atendendo por telefone para retirada: impulso ao turismo rural, sem desrespeitar o isolamento social (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

O projeto “Deguste em Casa”, que cadastra restaurantes e empreendimentos de turismo rural para fornecer seus produtos via delivery ou por sistema de retirada, foi indicado como exemplo de “boas práticas” pelo Governo do Estado.

A notícia foi divulgada no Boletim da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a indicação pode ser vista neste link.

O projeto, desenvolvido pelo Departamento de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), já conta com mais de 40 estabelecimentos cadastrados, que podem ser consultados nesta página.  Também já há página no Facebook.

Jundiaí é o primeiro município do Estado a ser indicado como boa prática em turismo, segundo explica a diretora de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro. “O setor do turismo foi duramente atingido pelos reflexos da pandemia do coronavírus e, por meio desse projeto, ganhou um incentivo da Prefeitura de Jundiaí”, afirma.

Entre os estabelecimentos estão restaurantes, fazendas históricas, adegas, vinícolas e cervejarias.

A divulgação, a princípio, foi realizada entre grupos de turismo e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Segundo a diretora de Turismo da UGAAT, o objetivo é também manter as pessoas em casa durante a quarentena.

“Ao mesmo tempo, o projeto estimula os empreendedores a encontrar uma forma de rentabilizar seus negócios neste momento. Assim, a proposta é fazer com que os empreendimentos turísticos, muito prejudicados pelo COVID 19, visto que o deslocamento não é incentivado, mantenham suas marcas em evidência, para que possam retomar seus negócios no pós-crise”, reforça.

Como o turismo baseia-se, essencialmente, na experiência, a ideia é que moradores de Jundiaí e turistas possam vivenciar, em suas casas, um pouco das experiências vividas nestes atrativos turísticos em outros momentos, adquirindo produtos que poderão ser entregues em suas casas, via delivery, ou ainda por meio do sistema de retirada, nos próprios locais.

“Os artesãos do Programa Jundiaí Feito à Mão também foram convidados a participar do projeto, visto a possibilidade de comercializarem seus produtos sob encomenda”, explica a diretora Marcela Moro.

Turismo

Rota da Uva de Jundiaí encanta com adegas, gastronomia e turismo histórico

Com paisagens encantadoras, sabores artesanais e uma rica herança cultural, a Rota da Uva é um dos principais roteiros turísticos de Jundiaí. Veja o que visitar e se encantar por lá.

Published

on

A Rota da Uva de Jundiaí envolve os bairros Jundiaí Mirim, Caxambu, Colônia, Toca, Roseira, Ivoturucaia e regiões próximas. O roteiro turístico reúne história, cultura italiana e produção artesanal. A Rota da Uva surgiu a partir da chegada dos imigrantes italianos no final do século XIX. Famílias que cruzaram o oceano em busca de novas oportunidades encontraram em Jundiaí um…

Continue Reading

Turismo

Com totens digitais, Jundiaí caminha para se tornar Destino Turístico Inteligente

Os recursos para a compra e instalação dos totens vieram de uma emenda parlamentar da deputada Joice Hasselmann, com foco em iniciativas de fomento ao turismo.

Published

on

Para modernizar os serviços públicos e impulsionar o turismo local, a Prefeitura de Jundiaí iniciou a instalação de totens digitais interativos pela cidade. A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo com apoio da CIJUN apresentou o projeto oficialmente no Paço Municipal, um dos locais que já contam com o equipamento. “Jundiaí é uma cidade que acolhe. Com esses…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo