Maior telescópio aberto ao público no Brasil é inaugurado no interior de SP
Maior telescópio aberto ao público no Brasil é inaugurado no interior de SP

Os que amam astronomia agora terão um novo e moderno instrumento para observar o céu no interior de São Paulo: o Polo Astronômico de Amparo, cidade a aproximadamente 130 quilômetros da capital, inaugurou no complexo um novo e moderno telescópio aberto para visitação.

O aparelho é o que melhor oferece condições de observação de astros celestes em todo o Estado de São Paulo e também é o maior do Brasil que permite o acesso de visitantes.

O instrumento é capaz de coletar cerca de 14 mil vezes mais luz que o olho humano e tem como componente principal um espelho parabólico de 650mm de diâmetro, permitindo que os visitantes consigam enxergar estrelas, nebulosas e galáxias.

“Os telescópios são equipamentos que coletam luz e fornecem imagens ampliadas de objetos distantes. Alguns utilizam apenas lentes, como os refratores ou lunetas astronômicas. Outros funcionam por meio da combinação de lentes e espelhos especiais, são os telescópios refletores, como é o caso do novo instrumento em funcionamento no Polo de Amparo”, explica o diretor do Polo Astronômico, Carlos Eduardo Mariano.

LEIA MAIS

Hoje faz 50 anos que o homem pisou na Lua pela primeira vez

Grupo faz caminhada noturna na Serra do Japi para contemplar estrelas

Para quem quiser admirar as belezas celestes e aprender sobre os planetas no novo equipamento, uma dica é realizar uma visita ao complexo no inverno. Os meses de julho, agosto e  setembro dão condições ideais para realizar as observações, já que o céu fica mais limpo.

Para se ter uma ideia, durante esses meses é possível ver imagens em alta resolução da superfície lunar, detalhes da atmosfera de Júpiter, como suas faixas escuras e a grande mancha vermelha e os belíssimos anéis de Saturno, que se transformam em um presente para os olhos.

Com informações do Guia Viajar Melhor.