Infelizmente, esse ano o Carnaval em Jundiaí não vai ter “Carne com Queijo” ou “Chupa que é de Uva”, mas as famílias da região ainda podem curtir o feriado prolongado com as Rotas Turísticas. Ao todo, Jundiaí conta com seis rotas que promovem uma verdadeira imersão na área rural ou na história da cidade.
Essas Rotas Turísticas oferecem passeios que agradam todos os gostos. São ideais para quem gosta de natureza, degustação de vinhos e cervejas, e comida!
As paredes contam histórias
A única Rota Turística que não faz parte do Turismo Rural é a Rota do Centro Histórico, mas isso não faz do passeio menos interessante.
Essa opção é para quem um convite para quem gosta de arquiteturas, cultura e muita história. Com monumentos religiosos e históricos, prédios tombados, praças que marcaram a cidade é possível fazer diferentes trajetos apreciando a beleza dos detalhes.
Solar do Barão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
Cidade das Uvas e das Serras
Rota do Castanho
A Rota do Castanho é para quem gosta de passeios ao ar livre, degustação de frutas e de vinhos artesanais. Neste passeio, os participantes conhecem o processo da viticultura e produção do vinho jundiaiense.
Além disso, aproveita as vivências em contato com a natureza. Essa Rota tem espaços com trilhas por locais com mata atlântica, atividades com caiaque e informações sobre a produção de café também estão entre as opções (alguns empreendimentos requerem agendamento prévio).
Rota da Cultura Italiana
Na Rota da Cultura Italiana a culinária é o destaque. O visitante pode optar por degustar um café da manhã colonial; ou chegar direto para o almoço, repleto de pratos italianos em meio a uma paisagem típica rural, ao lado das parreiras de uvas.
Localizada na região do bairro Traviú, a Rota conta com a antiga Capelinha, que traz as insígnias de origem dos moradores do bairro.
Rota da Terra Nova
Essa é mais uma parada obrigatória para quem gosta de natureza e ar livre. A Rota da Terra Nova conta com restaurantes e pesqueiros. Além disso, tem estabelecimentos que comercializam conservas , farofas, queijos, vinhos artesanais, doces e derivados suínos.
Esses locais oferecem espaços abertos para sentir a grama sob os pés e caminhar em meio à natureza. Ah, e no caminho, a vista para a Serra do Japi é um espetáculo à parte.
Prepara a taça! Na Rota do Vinho os visitantes podem escolher entre as mais de 20 opções de adegas, estabelecimentos e vinícolas que oferecem mais de 40 variedades diferentes de vinhos. Essa rota também tem espaços abertos com visitas aos parreirais.
Diferente das demais rotas, a do Vinho não está localizada em uma única região. As adegas e vinícolas estão em diversos bairros da cidade. Para montar um bom roteiro, o visitante pode acessar o site da Rota do Vinho.
Turismo Rural na cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
Rota da Uva
A Rota da Uva é a mais diversificada. Essa Rota Turística tradicional oferece diferentes opções de passeios como adegas, gastronomia, museus e muito espaço ao ar livre para aproveitar momentos em contato com a natureza.
“São quase 40 atrativos turísticos que agregam deliciosos momentos em casal, família ou amigos, regados a boa comida, bebida, além de visitas às propriedades rurais, os grandes responsáveis pelo turismo em Jundiaí”, lembra o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.
Vem visitar de longe? Sem problemas
Para saber mais sobre as Rotas Turísticas de Jundiaí, basta acessar o site, para ter acesso às informações de todos os atrativos e organizar seu próprio roteiro.
“Além disso, ao clicar no link Turismo Jundiaí, é possível ter acesso às opções de hospedagem e possibilidades de vivências na cidade”, afirma a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro.
Nesta segunda parte da série sobre a Rota da Terra Nova, em Jundiaí, destacamos um destino imperdível para os amantes de gastronomia, lazer e contato com a natureza. A Rota da Terra Nova faz parte do projeto Rotas Turísticas de Jundiaí, uma iniciativa do Tribuna de Jundiaí com o patrocínio da Tebas Incorporadora. O objetivo é promover o turismo local…
Vai viajar neste Natal ou na virada? Prepare sua rota! No domingo (22), o mapa de qualidade de água da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgou que 18 praias do litoral paulista estão impróprias para banho. 📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade