Hacker chama PM de 'macaco' durante palestra sobre racismo
Conecte-se conosco

Polícia

Hacker chama PM de ‘macaco’ durante palestra sobre racismo

Na tela compartilhada pelo oficial, durante a palestra, uma pessoa invadiu a rede e cometeu o crime. Apresentação era acompanhada por professores e alunos de vários países.

Publicado

em

polícia militar racismo
Tenente-coronel Evanilson de Souza é responsável pela revisão do Manual de Direitos Humanos da PM (Foto: Marcelo Barndt/G1)

Um ataque cibernético racista durante palestra internacional proferida por um tenente-coronel da Polícia Militar de São Paulo causou revolta, ontem (9) à noite. Responsável pelo programa de combate ao racismo desenvolvido pela PM, o oficial Evanilson de Souza, que é negro, foi obrigado a interromper a apresentação depois que o slide acabou violado por um hacker – que escreveu a palavra “macaco” na tela compartilhada.

A conferência internacional virtual foi organizada pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP). “O convite foi feito pela universidade para explanar sobre o programa da PM de combate ao racismo estrutural, a conscientização dos policiais e como eles devem agir em casos deste tipo. Fiz uma apresentação e logo no início houve um ruído no áudio. No slide inicial, surgiu uma inscrição com a palavra ‘macaco’. Avisei que não estava controlando mais a tela e o coordenador do curso pediu para o pessoal da técnica remover. Eles conseguiram, mas foi escrito novamente”, explicou o tenente-coronel, em entrevista à rádio CBN.

Como não foi possível a remoção do hacker da palestra, houve a necessidade de criar uma nova plataforma. No momento, segundo Souza, havia pelo menos 60 a 70 acessos, alguns formados por grupos de alunos brasileiros e de outros países – no total, o cálculo feito pelo oficial é que até 2,5 mil alunos puderam ter acesso ao material exibido.

“O que aconteceu ali foi a materialização na aula do que falamos que o negro sofre no dia a dia. Hoje eu completo 51 anos de idade e tudo isso vem à mente neste instante. Não há negro no Brasil que não tenha passado por situação semelhante em casos de discriminação. Minha esposa é branca e estava acompanhando a palestra junto com minha filha. Ela nunca tinha presenciado uma situação dessa tão clara e ficou revoltada”.

A Polícia Militar emitiu uma nota de repúdio aos ataques racistas sofridos pelo tenente-coronel Evanilson de Souza, que é membro do grupo que faz a revisão do Manual de Direitos Humanos da PM paulista.

Polícia

São Paulo registra menor taxa de homicídios entre estados mais populosos

A taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 e março de 2024 – uma queda significativa de 8,3% em relação ao mesmo período de 2023.

Publicado

em

Por

O coordenador de Análise Criminal e Pesquisa da SSP destaca a importância da reestruturação das polícias como um dos pilares do sucesso (Foto: Governo de SP)

Apesar de ser o estado com maior população do Brasil, São Paulo registrou a menor taxa de homicídios dolosos entre os cinco estados mais populosos do país. Os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelam que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 e março de 2024. Esse…

Continuar lendo

Polícia

Motorista de Porsche que provocou acidente com morte se entrega à polícia em São Paulo

Publicado

em

Por

Fernando Sastre de Andrade Filho se entrega à polícia, enfrentando acusações sérias após acidente trágico em São Paulo. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, se entregou à polícia na tarde desta segunda-feira (6), em São Paulo. Ele era o motorista do Porsche que provocou a morte de um motorista de aplicativo no dia 31 de março. A prisão preventiva de Andrade Filho foi decretada pela Justiça na sexta-feira (3). No dia seguinte, a polícia foi à…

Continuar lendo

Polícia

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí

Publicado

em

Por

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí (SP) — Foto: Divulgação

Um homem de 54 anos, identificado como Almires Albuquerque, foi encontrado na manhã deste sábado (4) em uma área de mata no bairro Jardim Copacabana, em Jundiaí (SP). Ele estava desaparecido desde a segunda-feira (29), após ter saído de casa por volta das 15h. Almires, que possui deficiência mental e faz uso de medicamentos controlados, foi descoberto por um morador…

Continuar lendo

Polícia

Motorista de Porsche que matou homem em SP é preso pela Justiça

Justiça decreta prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho após analisar risco de reiteração de crimes

Publicado

em

Por

(Foto: Reprodução SBT News)

Na noite de hoje, a Justiça decretou a prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, motorista do Porsche envolvido na colisão que resultou na morte de um homem e deixou outro ferido na madrugada de 31 de março, em São Paulo. A decisão foi tomada pelo juiz João Augusto Garcia, da 5ª Câmara de Direito Criminal,…

Continuar lendo

Polícia

Polícia investiga morte de bebê de dois meses em Jundiaí

De acordo com os relatos, a criança estaria dormindo na mesma cama que o pai e foi socorrida com sangramento no nariz.

Publicado

em

Por

Delegacia da Polícia Civil de Jundiaí
A Guarda Municipal de Jundiaí foi ao local e socorreu o bebê, mas a criança não resistiu (Foto: Reprodução/Google Street View)

A Polícia Civil investiga a morte de um bebê de dois meses no bairro Jardim das Tulipas, em Jundiaí. O caso aconteceu na manhã de segunda-feira (29). De acordo com o boletim de ocorrência, na casa da família, a polícia encontrou a criança em cima de uma cama, com o nariz sangrando e ao lado de uma poça de sangue. Os…

Continuar lendo
Publicidade