Quase 90 mulheres em SP são agredidas por dia pelos companheiros
Quase 90 mulheres em SP são agredidas por dia pelos companheiros

Um apontamento feito pelo G1 e Globo News mostra que os crimes de lesão corporal e violência doméstica aumentaram 14% nos últimos anos no Estado de São Paulo, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP) via lei de acesso à informação.

LEIA TAMBÉM:

Filho mata mãe a facadas para comprar cocaína

No primeiro trimestre de 2016 foram registrados 6.937 casos de lesão corporal no âmbito de violência doméstica. Já em 2019 este número sobe para 7.907, segundo a reportagem.

De acordo com o G1, de janeiro até maio, 88 mulheres foram agredidas por dia pelos seus companheiros, namorados e ex-parceiros, ou seja, em média 3,6 mulheres são agredidas por hora.

Os casos de feminicídio tiveram também aumento de 76% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior. Neste ano, 37 mulheres foram vítimas. Em 2018, 21 mulheres.

A Lei Maria da Penha foi criada em 2016 para proteger a mulher que é vítima de violência doméstica. Mas, desde 2015, a legislação prevê punições mais severas a casos de homicídios que se enquadrem em feminicídio, ou seja, quando envolvem “violência doméstica e familiar e/ou discriminação à condição da mulher”.

Fonte: VEJA SP