Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Nesta terça-feira (26), a Frente Parlamentar de Apoio às Pessoas em Situação de Rua, da Câmara de Jundiaí, retomou as atividades com nova reunião. A partir de iniciativa do vereador Faouaz Taha, a Frente Parlamentar atua desde 2023.

Na reunião de terça-feira, vereadores receberam a presença do gestor de Planejamento e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello. Ele tratou de questões urbanísticas relacionadas ao Centro de Jundiaí, onde concentra-se a maior parte da população de rua. Além disso, os integrantes discutiram a legislação sobre as comunidades terapêuticas, em sua maioria, consideradas irregulares.

“Foi um encontro muito produtivo. Em relação às comunidades terapêuticas, o gestor Sinésio esclareceu, de fato, é necessário grande empenho para que sejam regularizadas” afirma Faouaz.

“Sabemos que não é fácil, pois há questões sanitárias e de segurança pública envolvidas que devem ser respeitadas. Por isso, entendemos que precisamos também nos aproximar desse serviço e entender quais as necessidades ou propor algo que auxilie na regularização, para que seja uma atividade séria e credenciada a assistir as pessoas com dependência química, quadro que atinge a maioria da população em situação de rua.”

Neste último encontro, o grupo abordou ainda a questão de ocupação do Centro de Jundiaí, como forma de reforço às condições de segurança do bairro. “Nossa intenção é discutir meios de incentivo para moradia no Centro, que as pessoas voltem a residir na região, que haja motivações gastronômicas, de serviços, para que o bairro não fique isolado. O projeto de lei de ajustes do Plano Diretor prevê essa ocupação e isso é muito importante”, completa o vereador.

A frente ainda deve realizar novas reuniões e outras visitas técnicas dos vereadores a equipamentos da rede municipal que atendem as pessoas em situação de rua.

[tdj-leia-tambem]