Bolsonaro presta depoimento à PF sobre trama golpista nesta quarta-feira (12)
Connect with us

Política

Bolsonaro presta depoimento à PF sobre trama golpista nesta quarta-feira (12)

As autoridades apuram envolvimento do ex-presidente em plano denunciado pelo senador Marcos do Val sobre tentativa de anular eleições.

Published

on

Atualizado há

Jair-Bolsonaro
Essa é a 4ª vez que Jair Bolsonado será ouvido neste ano (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (12), a Polícia Federal ouvirá o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito que apura um suposto plano para golpe de Estado, denunciado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Este é o quarto depoimento prestado por Bolsonaro à PF desde que deixou o Planalto. Agora, a corporação investiga o envolvimento do ex-presidente em uma trama anunciada pelo senador Do Val, em fevereiro deste ano.

O senador acusou Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) de organizarem uma reunião, quando Jair ainda era presidente, para propor que o senador participasse de um plano para golpe de Estado. O parlamentar disse, na época, que participo do encontro com o ex-presidente e o ex-deputado.

De acordo com Marcos do Val, ele esperava tratar somente de acampamentos com intenções golpistas mobilizados em apoio ao então presidente. No entanto, foi discutida a sua participação em um plano que envolvia a tentativa de gravar uma conversa com Alexandre de Moraes. O objetivo seria obter provas que pudessem levar à anulação do resultado das eleições presidenciais de 2022.

Controvérsias

Desde fevereiro, o senador apresentou diversas versões sobre do encontro. A princípio, do Val indicou que Bolsonaro havia colocado o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) à disposição para a entrega de escutas. Pouco tempo depois, atribuiu a fala a Daniel Silveira. Além disso, o senador disse que Jair Bolsonaro indicou concordar com a ideia. Em outro momento, retirou a informação. “Bolsonaro [só] ouviu tudo e ficou calado”, afirmou, acrescentando, porém, que o ex-presidente não rejeitou as ideias de Silveira.

Em depoimento à PF, em fevereiro, Marcos do Val declarou que Bolsonaro não teria mostrado contrariedade ao plano golpista. À GloboNews em junho, o senador afirmou que apresentou somente uma versão sobre o encontro. Ele disse que a versão dada à PF é “verdadeira e com detalhes”. A declaração aconteceu apenas algumas horas após o senador ter sido alvo de uma operação da PF, que investiga obstrução de investigações sobre os atos golpistas do 8 de janeiro.

Eleições 2024

Dr. Luiz Braz confirma pré-candidatura à reeleição em Campo Limpo Paulista

Published

on

Dr. Luiz Braz discursando em convenção política, rodeado por apoiadores no palco coberto, promovendo sua reeleição em Campo Limpo Paulista.
Foto: Divulgação

Na manhã deste domingo (21), a Praça da Bíblia (Complexo Cultural e de Lazer) em Campo Limpo Paulista, ficou lotada para confirmar os candidatos da coligação “Trabalho que continua” rumo às eleições de 2024. O atual prefeito Dr. Luiz Braz segue disputando a reeleição, ao lado do vice Paulo Fávaro, com a boa notícia de que está entre os cinco melhores prefeitos…

Continue Reading

Política

Joe Biden desiste de concorrer à Presidência dos EUA

Agora, quem deve concorrer à Presidência dos Estados Unidos contra Donald Trump e no lugar de Biden é Kamala Harris, vice-presidente na gestão atual.

Published

on

Joe Biden
Foto: Reprodução/Instagram/POTUS

Neste domingo (12), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que desistiu de concorrer à reeleição, em disputa contra o ex-presidente, Donald Trump. A decisão de Biden acontece após pressão de democratas O anúncio da desistência foi feito em carta publicada nas redes sociais do presidente. No documento, ele agradeceu a todos que "trabalharam tão fortemente para me ver…

Continue Reading

Eleições 2024

Podemos oficializa apoio à pré-candidatura de Parimoschi para prefeito de Jundiaí

Published

on

Convenção do Podemos em Jundiaí com multidão apoiando a pré-candidatura de Parimoschi para prefeito de Jundiaí, incluindo líderes e simpatizantes.
Foto: Divulgação/Podemos Jundiaí

Em um sábado marcado por grande festa e com a presença de centenas de pessoas, o partido Podemos oficializou seu apoio à pré-candidatura de José Antonio Parimoschi (PL) para prefeito de Jundiaí. O evento, que aconteceu neste sábado (20), consolidou a aliança estratégica entre o partido e o pré-candidato. Apoio à pré-candidatura de Parimoschi para prefeito de Jundiaí: união de…

Continue Reading

Eleições 2024

Convenções partidárias em Jundiaí definem candidaturas para eleições de outubro

Partidos devem escolher candidatos até 5 de agosto conforme a Lei das Eleições.

Published

on

Pessoa utilizando urna eletrônica durante votação. Convenções partidárias em Jundiaí definirão candidatos para eleições de outubro.
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A partir deste sábado (20), os partidos e federações estão autorizados a realizar as convenções partidárias em Jundiaí para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que disputarão as eleições municipais de outubro. O prazo está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997). De acordo com a norma, os partidos deverão escolher os políticos que vão…

Continue Reading

Política

Governo Lula põe sigilo de 100 anos em declaração de ministro Alexandre Silveira

Durante sua campanha eleitoral de 2022, o presidente Lula havia prometido acabar com a restrição de 100 anos de sigilo para documentos de interesse público.

Published

on

Governo Lula põe sigilo de 100 anos em declaração de ministro Alexandre Silveira
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O governo Lula colocou sigilo de 100 anos no acesso à Declaração de Conflito de Interesses (DCI) do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, entregue por ele ao assumir o cargo no governo, no início de 2023. Todos os ministros são obrigados a apresentar o documento e informar ao governo se parentes de até terceiro grau exercem atividades que…

Continue Reading