
O Tribuna de Jundiaí faz uma sabatina com os 13 candidatos a prefeito de Jundiaí. Todos foram entrevistados e perguntados sobre 7 questões idênticas. Eles responderam as perguntas em prazo determinado, portanto, antes que um possa ver qual a resposta do outro. O Tribuna vai divulgar as respostas da sabatina em ordem alfabética. O terceiro sabatinado é a candidata do PT, Daniela da Camara.
Tribuna de Jundiaí: Destaque 5 qualidades da sua biografia que o (a) credencia para assumir o cargo mais importante da cidade:
Daniela da Camara: Sou arquiteta e urbanista; Penso a construção de projetos e ações, mediante o diálogo com as pessoas da cidade; Já fui Secretária Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, portanto, conheço a gestão pública e a prefeitura de Jundiaí; Sou mulher, e penso de forma humanizada a integração de todas as políticas públicas para melhorar a vida de todos; Sou Conselheira da Comissão de Mobilidade Urbana do Estado de São Paulo (licenciada), e minha experiência me habilita a implantar um sistema de mobilidade urbano eficiente e de qualidade, para todas as pessoas;
Tribuna de Jundiaí: Se eleita qual vai ser sua primeira atitude como prefeita de Jundiaí?
Daniela: Vou me reunir com representantes de todos os segmentos de Jundiaí e estabelecer um pacto para a superação da crise, de modo que seja garantida alimentação na mesa de cada família e condições reais de superação da crise.
Tribuna de Jundiaí: Qual o principal problema que precisa ser solucionado como prioridade na próxima gestão? Como pretender resolver?
Daniela: Fazer com que as pessoas passem por este momento da pandemia, de forma a conseguir minimizar o desemprego e a fome.
Nosso projeto de desenvolvimento econômico, com foco no trabalho e renda das pessoas, de modo ambientalmente qualificado, em razão do desemprego e consequente miséria, sendo gerado pela pandemia.
Além de microcréditos para pequenos e autônomos, serão abertas frentes de trabalho temporária com população desempregada, em seus locais próximos às suas próprias casas.
Esse desenvolvimento terá como objetivo qualificar a vida nos bairros, menores deslocamentos, a cultura e lazer local, com promoção da qualidade de vida, maior segurança e a cuidado com o meio ambiente nos bairros e na cidade.
Tribuna de Jundiaí: Assumir o comando da cidade pós-pandemia é um desafio. Como a Covid-19 vai afetar os investimentos a partir de 2021 e como superar a crise pós-coronavírus?
Daniela: Será necessário estabelecer prioridades. E essas prioridades devem levar em conta as necessidades reais da população. A crise será superada com incentivo ao desenvolvimento econômico, inteligência e união da população. O papel do Estado e de seus líderes é unir as pessoas em torno do bem comum. Em momentos de crise como essa um povo forte e solidário revela seu real valor.
Tribuna de Jundiaí: Destaque brevemente 5 propostas concretas, como e com que prazo pretende realizá-las:
Daniela: 1 – EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS:
∙ A educação de Jundiaí não precisa ser apenas boa: ela pode ser excelente!
∙ Educação de excelência para como nas melhores escolas do mundo.
∙ Vamos estender os horizontes para que o futuro de nossas crianças e adolescentes não tenha fronteiras.
∙ Nossas professoras e professores já são excelentes. Eles, junto com os estudantes, serão os protagonistas dessa transformação!
- O FUTURO É AGORA
∙ Vamos apoiar a quem mais precisa, incentivar ao desenvolvimento da economia em harmonia com o meio ambiente.
∙ Jundiaí pode atrair muito mais investimentos e gerar muito mais bem estar à sua população.
- BAIRROS COMPLETOS
∙ “Quase” tudo ao alcance de uma caminhada.
∙ Bairros são centros de vida, de economia, de bem estar.
∙ O futuro com algo de bom que vivemos no passado.
- CATRACA LIVRE: MOBILIDADE TOTAL
∙ Transporte gratuito e com qualidade para todas as pessoas.
∙ Transporte com qualidade, com novas fontes de financiamento.
∙ Hoje, quem não tem carro pena num transporte de péssima qualidade. Você poderá escolher o jeito que quer andar pela cidade: de ônibus, de bike, à pé ou de carro.
- SAÚDE SEMPRE
∙ Prevenir é melhor do que remediar.
∙ Os profissionais de saúde estarão próximos de você.
∙ Saúde integral: corpo, mente, sociedade e meio ambiente.
Tribuna de Jundiaí: Quais diferenciais do seu programa de governo em relação aos demais concorrentes?
Daniela: A transversalidade e integração das políticas públicas acontece na dimensão do bairro. O olhar de que a saúde precisa ser preventiva e através do médico da família, na UBS do bairro, para todos, contrariando o “mercado da doença”
Que as creches atendam as mães, nas vagas próximas de suas casas e em horários que as permitam mais tranquilidade em relação às suas necessidades profissionais.
Que o ensino seja de excelência, como nas melhores escolas do mundo.
Que haja farta oportunidade de trabalho e renda e que junto com o desenvolvimento econômico, tenhamos o desenvolvimento social e ambiental, juntos.
Que o transporte público seja de qualidade, gratuito e para todas as pessoas – e que deixando o carro em casa, a gente tenha melhor qualidade do ar, da vida em geral, para todas as pessoas.
E que o meio ambiente seja parte de nosso dia a dia, de nossas ações cotidianas e de nosso bem viver.
Todas estas ações estão representadas nas Políticas e Programas de nosso programa de governo.
Tribuna de Jundiaí: Se pudesse olhar no olho de cada eleitor Jundiaiense neste momento, o que diria?
Daniela: Jundiaí é uma cidade muito boa, mas ela pode ser excelente – uma das melhores do mundo. Mas é preciso coragem, diálogo, gentileza e construção coletiva para avançarmos – este é o meu compromisso com a cidade. Contem comigo: vamos fazer isso juntos!