
O Tribuna de Jundiaí faz uma sabatina com os 13 candidatos a prefeito de Jundiaí. Todos foram entrevistados e perguntados sobre 7 questões idênticas. Eles responderam as perguntas em prazo determinado, portanto, antes que um possa ver qual a resposta do outro. O Tribuna vai divulgar as respostas da sabatina em ordem alfabética. O 11º sabatinado é o candidato do PC do B, Rafael Purgato.
Tribuna de Jundiaí: Destaque 5 qualidades da sua biografia que o (a) credencia para assumir o cargo mais importante da cidade:
Rafael Purgato: – Currículo qualificado: Professor, Físico e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).
– Trabalhador, estudioso, conhecedor das leis e das responsabilidades assumidas.
– Experiência política como vereador.
– Sensível e solidário aos problemas sociais.
– Conduta ilibada: Ficha limpa.
Tribuna de Jundiaí: Se eleito qual vai ser sua primeira atitude como prefeito de Jundiaí?
Rafael Purgato: Implementar um grande plano de retomada econômica, geração de emprego e renda, dialogando com os setores produtivos, assumindo a liderança e responsabilidade sobre esse plano e colocando o poder público como protagonista, facilitando a atividade de pequenas e micro empresas, renegociando débitos, criando uma incubadora de economia solidária, frentes de trabalho e fomentando o turismo.
Tribuna de Jundiaí: Qual o principal problema que precisa ser solucionado como prioridade na próxima gestão? Como pretender resolver?
Rafael Purgato: Superar desigualdades sociais e falta de acesso a direitos fundamentais, nesse sentido, inverteremos prioridades para garantir dignidade à todas as famílias jundiaienses ofertando oportunidades de geração de renda e de serviços públicos mais qualificados.
Tribuna de Jundiaí: Assumir o comando da cidade pós-pandemia é um desafio. Como a Covid-19 vai afetar os investimentos a partir de 2021 e como superar a crise pós-coronavirus?
Rafael Purgato: A Covid-19 trouxe inúmeros desafios, precisaremos ter capacidade de articulação para a retomada econômica, garantir um plano pedagógico de recuperação da aprendizagem dos alunos da rede municipal, amparar as famílias mais vulneráveis e implementar novos investimentos.
Tribuna de Jundiaí: Destaque brevemente 5 propostas concretas, como e com que prazo pretende realizá-las:
Rafael Purgato: Saúde: melhorar as UBS’s, ampliar serviços de reabilitação, saúde mental e vigilância em saúde. Retomar as obras das UPAs que estão paradas, fomentar a formação de Mais Médicos através de bolsas de estudos, rediscutir e reavaliar junto ao governo do Estado a demanda do Hospital São Vicente de média e alta complexidade. Prazo: até dois anos.
– Educação: modernizar as escolas, valorizar e respeitar os educadores, ampliar vagas em creche, construir a estação ciência de Jundiaí e articular um campus de universidade pública na cidade. Utilizaremos os recursos do novo FUNDEB para dar mais qualidade a educação de nossas crianças. Prazo até 4 anos
– Cultura: valorizar os artistas locais, democratizar a utilização do Polytheama, concluir a reforma da sala Glória Rocha retomar projetos como sexta no centro, virada Jundiaí e levar cultura aos bairros da cidade. Prazo: até 1 ano
– Meio ambiente: preservar nossas serras e mananciais e criar o Parque Municipal da Serra do Japi. Prazo: até 1 ano.
– Segurança: ampliar o número de guardas municipais na proporção de um para cada 1000 habitantes, reativar o gabinete de gestão integrada, ampliar o monitoramento inclusive com a utilização de drones. Prazo: até 4 anos.
Tribuna de Jundiaí: Quais diferenciais do seu programa de governo em relação aos demais concorrentes?
Rafael Purgato: Nosso programa é fruto da reflexão coletiva e democrática com especialistas e a população em geral, um plano simples e direto, que se projeta a partir das dificuldades impostas pela pandemia, mas que busca soluções novas para velhos problemas. Fomos pioneiros nessa forma de discussão sobre a cidade e estamos preparados para gerir Jundiaí com qualidade e competência.
Tribuna de Jundiaí: Se pudesse olhar no olho de cada eleitor jundiaiense neste momento, o que diria?
Rafael Purgato: Vivemos numa cidade estruturada, organizada e com muitos desafios, alguns dos que hoje concorrem a prefeitura já tiveram oportunidade de governar nossa cidade, agora é hora de renovar, com qualidade e responsabilidade, sem cairmos em uma aventura. Tenho formação, capacidade e história para permitir que nossa cidade inicie um novo ciclo em seu desenvolvimento. Peço uma oportunidade para tornar nossa cidade ainda melhor.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		