Campanha eleitoral do 2º turno se encerra nesta sexta (25)
Connect with us

Eleições 2024

Campanha eleitoral do 2º turno se encerra nesta sexta (25); saiba o que ainda é permitido

Confira abaixo os detalhes sobre o que é permitido e o que é proibido durante o período de votações para o 2º turno.

Published

on

Atualizado há

urna 2º turno
Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

A campanha eleitoral do 2º turno para as eleições de 2024 em rádio e televisão se encerra nesta sexta-feira (25). Além disso, há várias regras e restrições que entram em vigor nesta semana, tanto para a propaganda eleitoral quanto para as ações no dia da votação.

Restrição de comícios e som a partir de quinta-feira (24)

De acordo com a legislação eleitoral, o uso de comícios e aparelhagem de som em campanhas para o 2º turno será permitido apenas até quinta-feira (24), das 8h às 24h. A exceção é para o comício de encerramento da campanha, que pode ser prorrogado por mais duas horas.

É importante ressaltar que essa data também marca o fim da circulação de propaganda eleitoral paga ou impulsionada na internet.

Último dia para anúncios pagos e debates

Além da restrição de comícios, a sexta-feira (25), será o último dia para a veiculação de anúncios pagos na imprensa escrita e a realização de debates no rádio e na TV. Esses debates podem ser transmitidos até a meia-noite do dia 25, marcando o encerramento da campanha eleitoral do 2º turno nos meios de comunicação tradicionais.

Propaganda no sábado (26)

As campanhas eleitorais ainda poderão utilizar alto-falantes e amplificadores de som no sábado (26), véspera do pleito, das 8h às 22h. Nesse mesmo dia, também será permitida a distribuição de materiais gráficos e a realização de caminhadas, carreatas ou passeatas, desde que respeitadas as normas estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

Regras no dia da votação do 2º turno (27)

No domingo (27), dia da votação do 2º turno, uma série de restrições entram em vigor. Está proibida a divulgação de qualquer tipo de propaganda eleitoral, o uso de alto-falantes, a realização de comícios e carreatas, a boca de urna, o aliciamento de eleitores e a publicação ou impulsionamento de conteúdos na internet.

Todas essas ações são consideradas crimes eleitorais e podem resultar em detenção de seis meses a um ano, além de multa que varia de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

Manifestação individual permitida

Apesar das restrições, eleitores e eleitoras podem demonstrar suas preferências de forma individual e silenciosa, utilizando bandeiras, broches, adesivos e camisetas com símbolos ou nomes de partidos ou candidatos.

No entanto, é proibida a aglomeração de pessoas com vestimentas padronizadas ou a manifestação coletiva, já que essas ações podem configurar boca de urna.

Santinhos e crimes eleitorais

O derramamento de “santinhos” — materiais impressos de propaganda eleitoral — nas proximidades dos locais de votação do 2º turno, na véspera ou no dia do pleito, é considerado crime eleitoral. Infratores podem ser multados e até detidos, conforme previsto na Resolução nº 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e na Lei nº 9.504/1997.

Uso de celulares e equipamentos proibidos

No dia da votação, o uso de celulares na cabine de votação é proibido, segundo o art. 108 da Resolução TSE nº 23.736/2024. Eleitores devem desligar seus aparelhos e deixá-los em um local indicado pelos mesários antes de votar. Máquinas fotográficas, filmadoras e qualquer outro equipamento que comprometa o sigilo do voto também são proibidos.

A mesa receptora será responsável pela guarda dos dispositivos móveis, que poderão ser retirados após a votação do 2º turno. Caso o eleitor se recuse a seguir a regra, ele poderá ser impedido de votar, e a ocorrência será registrada na ata da seção eleitoral.

Proibição de armas perto das seções

Nos dias próximos ao 2º turno, também há restrições relacionadas ao porte de armas. A circulação de pessoas armadas em um raio de 100 metros dos locais de votação é proibida nas 48 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas após a eleição. Essa regra é válida inclusive para aqueles que possuem licença para porte de arma, com exceção de integrantes das forças de segurança que estejam em serviço.

A proibição também inclui o transporte de armas e munições por colecionadores, atiradores e caçadores (CAC) durante o período das eleições. O descumprimento dessa norma pode resultar em prisão em flagrante por porte ilegal de arma.

Eleições 2024

Julgamento é adiado e votos de Gustavo Martinelli continuam ‘Anulados Sub Judice’

Veja como isso impacta as eleições no segundo turno em Jundiaí.

Published

on

Gustavo Martinelli
Foto: Reprodução/Instagram

Nesta sexta-feira (25), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) adiou decisão sobre a situação do candidato a prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli. O julgamento ocorreu durante a tarde, com o Juiz Relator Claudio Langroiva, votando pela rejeição do pedido de embargos de declaração de Gustavo Martinelli. No entanto, o Juiz Rogério Cury solicitou vista do processo, adiando a decisão para depois…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli apresenta propostas para moradores e comerciantes do Caxambu

Durante o evento, Martinelli destacou a prioridade em melhorar a mobilidade urbana no bairro.

Published

on

Gustavo Martinelli apresenta propostas para moradores e comerciantes do Caxambu
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Na manhã desta quinta-feira (24), o candidato à Prefeitura de Jundiaí, Gustavo Martinelli, realizou uma caminhada pelo bairro Caxambu, onde apresentou suas propostas para os moradores e comerciantes locais. Durante o evento, Martinelli destacou a prioridade em melhorar a mobilidade urbana, citando que a Avenida Humberto Cereser, uma demanda antiga da população, precisa de projetos que saiam do papel. “É…

Continue Reading

Eleições 2024

Parimoschi se compromete com a criação de Centro de Referência do Autismo em Jundiaí

“É importante frisar que a nossa candidatura é a única que se comprometeu com essa proposta e com as famílias atípicas”, afirmou Parimoschi.

Published

on

Parimoschi em entrevista no Centro de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

José Antonio Parimoschi, se comprometeu em apoiar a comunidade autista da cidade. Nesta sexta-feira (25), o candidato à Prefeitura de Jundiaí realizou um encontro com famílias atípicas e manifestou a necessidade de ampliação dos quadros de profissionais especializados (AEE) e de apoio, nas salas de aula, além da criação de um Centro de Referência do Autismo, ligado à Unidade de Gestão…

Continue Reading

Eleições 2024

Justiça Eleitoral julga impugnação de candidatura de Martinelli nesta sexta-feira (25)

O TRE, por unanimidade, decidiu pela cassação da candidatura. Martinelli então recorreu e o julgamento acontece nesta sexta-feira. Entenda.

Published

on

Gustavo Martinelli
Foto: Reprodução/TV Sorocaba SBT

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgará, nesta sexta-feira (25), o recurso apresentado por Gustavo Martinelli contra a decisão que determinou a cassação de sua candidatura. O julgamento ocorrerá a partir das 14h e poderá ser acompanhado ao vivo pelo site do TSE. Motivo da cassação de Martinelli O pedido de impugnação da candidatura de Gustavo Martinelli foi motivada por uma…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições 2024: Jundiaí terá transporte público gratuito neste domingo (27)

Horários também estarão diferentes com padrão dos dias úteis e menor intervalo. Confira!

Published

on

Ônibus de transporte público de Jundiaí será gratuito no domingo de eleições
Transporte público terá horário alterado para atender demanda das eleições municipais (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste domingo (27), os ônibus de Jundiaí (SP) estarão gratuitos das 7h às 17h30, conforme decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). A decisão tem como foco facilitar o acesso da população até o local de votação do 2º turno das eleições municipais. E além disso, a medida reduzirá o fluxo de veículos nas ruas, evitando…

Continue Reading
Advertisement