Confira os 6 pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024
Foto: Divulgação

O cenário político em Jundiaí, cidade com mais de 310 mil eleitores, apresenta seis pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí para as eleições de 2024. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, e as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão em andamento.

Segundo a Justiça Eleitoral, os partidos têm de 20 de julho a 5 de agosto para realizar convenções e decidir seus candidatos. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto.

Confira a lista dos pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí, em ordem alfabética:

Felipe Pinheiro (Rede)

Felipe Pinheiro é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pela Rede Sustentabilidade (Foto: Divulgação)

Felipe Pinheiro, 34 anos, é historiador e ativista da educação pública, meio ambiente e direitos humanos. Morador de Jundiaí há 15 anos, começou na política aos 15 anos, participando de movimentos estudantis. Em 2019, fundou o Movimento Renova Jundiaí e contribuiu para o programa de governo em direitos humanos de Ciro Gomes nas eleições de 2018 e 2022. Em março de 2023, foi eleito porta-voz da Rede Sustentabilidade em Jundiaí e membro da direção estadual do partido.

Gustavo Martinelli (União)

Gustavo Martinelli é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pelo União Brasil (Foto: Divulgação)

Gustavo Martinelli, 38 anos, é o atual vice-prefeito de Jundiaí. Interessou-se pela política como presidente de grêmios estudantis. Formado na área ambiental, foi vereador por três mandatos consecutivos (2009-2020), sendo o mais votado da cidade duas vezes. Em 2018, foi candidato a deputado estadual, obtendo cerca de 48 mil votos. Tornou-se vice-prefeito de Jundiaí em 2020.

Higor Codarin (Psol)

Higor Codarin é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pelo Psol (Foto: Divulgação)

Higor Codarin, 32 anos, é historiador, mestre em Sociologia e doutor em História, atualmente em estágio pós-doutoral. Filho de uma professora e um comerciante, é professor do ensino básico em Jundiaí desde 2019. Defende um projeto de esquerda focado em mobilidade, moradia, educação e saúde, buscando dialogar com a população, especialmente a classe trabalhadora.

José Antônio Parimoschi (PL)

José Antônio Parimoschi é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pelo PL (Foto: Divulgação)

José Antônio Parimoschi, 57 anos, é administrador com especialização em gerência de cidades. Atuou como gestor de Governo e Finanças de Jundiaí de 2017 até abril de 2024. Ingressou na administração municipal em 1995 como Secretário de Finanças e, ao longo dos anos, ocupou diversos cargos, incluindo secretário-geral da Alesp e subsecretário de Planejamento no Governo do Estado de São Paulo.

Ricardo Bocalon (PSB)

Ricardo Bocalon é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pelo PSB (Foto: Divulgação)

Ricardo Bocalon, 51 anos, é professor e especialista em políticas públicas. Trabalha como consultor da Organização de Estados Iberoamericanos (OEI) e foi Diretor da Univesp no governo de Geraldo Alckmin. Durante o governo de Marcio França, foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Também foi prefeito de Itupeva (SP).

Silas Feitosa (PRTB)

Silas Feitosa é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pelo PRTB (Foto: Divulgação)

Silas Feitosa, 50 anos, começou sua carreira política em Jundiaí nos anos 90. Atuou na Câmara Municipal, no Executivo, na Alesp e na Câmara dos Deputados. Foi gestor da Escola de Gestão Pública de Jundiaí e candidato a prefeito em 2020. Cientista social, pós-graduado em comunicação e professor universitário, lecionou em faculdades locais nas áreas de economia e ciência política.

Os eleitores de Jundiaí terão a oportunidade de avaliar os projetos e propostas dos pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nos próximos meses, enquanto as campanhas se intensificam e os debates se aprofundam. A escolha do novo prefeito será decisiva para o futuro da cidade, tornando essencial que todos estejam bem informados sobre as opções disponíveis. Fique atento às próximas atualizações sobre os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí para fazer uma escolha consciente nas eleições de 2024.