Tela do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral, mostrando opção de autenticação biométrica em dispositivo móvel.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os eleitores que não conseguirem comparecer até à votação do segundo turno das eleições municipais podem justificar pelo aplicativo do e-Título, ferramenta desenvolvida pela Justiça Eleitoral, que traz mais agilidade.

O e-Título traz diversas funcionalidades, podendo também consultar a situação eleitoral, local de votação e justificativa.

Veja como justificar o voto pelo e-Título

O eleitor deve instalar o aplicativo do e-Título, que está disponível na Google Play e na Apple Store, de modo gratuito. Depois disso, acessar a opção de “justificativa” na página inicial e selecionar o item “mais opções” e clicar em “justificativa de ausência”.

Para preencher essa aba, informe se é o 1º ou 2º turno da eleição, descreva o motivo no campo e anexe o documento, podendo ser atestado médico ou passagem para comprovar o motivo da ausência.

Caso o eleitor estiver fora de sua zona eleitoral, em outra cidade, a ferramenta utilizará a geolocalização para confirmar sua localização e gerará sua justificativa de modo automático.

Para enviar a justificativa, clique em “concluir” e acompanhe o processo pelo aplicativo.

O prazo de justificativa do primeiro pleito é 5 de dezembro de 2024. Já o segundo é 7 de janeiro de 2025. Caso o eleitor não faça a justificativa ele terá que pagar R$ 3,51 de multa para cada falta.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 17 anos.

[tdj-leia-tambem]