Aplicativo e-Título permite justificar sua ausência em votação.
Foto: Divulgação/TSE

No início das eleições municipais de 2024, realizadas neste domingo (6), eleitores de várias regiões do país relataram dificuldades para acessar o aplicativo do e-Título. Poucos minutos após a abertura das urnas, às 8h, diversos usuários encontraram mensagens de congestionamento ao tentar utilizar o sistema.

Ao abrir o aplicativo, os eleitores eram recebidos com a seguinte mensagem: “Nossos canais de atendimento estão congestionados. Aguarde e tente novamente em instantes. Uma nova tentativa de acesso ao serviço pode ser feita.”

Além disso, a tela exibia uma contagem regressiva para uma nova tentativa de acesso. Essa situação gerou preocupação em muitos votantes, que tentavam justificar ausência ou acessar informações eleitorais pelo aplicativo.

TSE nega instabilidade no sistema

Apesar dos relatos de congestionamento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou a existência de qualquer instabilidade no sistema. Em nota oficial, o TSE explicou que o grande volume de acessos simultâneos resultou em uma fila virtual, mas que o aplicativo funcionava corretamente.

A nota reforçou que “o aplicativo e-Título não apresenta instabilidade” e esclareceu que a justificativa pelo aplicativo poderia ser feita até às 17h.

Importância do uso do e-Título nas eleições

O e-Título tem se tornado uma ferramenta essencial para os eleitores brasileiros, permitindo tanto o acesso rápido a informações eleitorais quanto a justificativa de ausência, o que torna o congestionamento e o volume de acessos compreensíveis.

No entanto, o TSE garantiu que o sistema continua operando de forma eficiente, e os eleitores podem seguir tentando o acesso conforme a demanda for normalizada.

[tdj-leia-tambem]