e-Título: 35% do eleitorado paulista já baixou o app
Connect with us

Eleições 2024

Eleições 2024: cerca de 35% do eleitorado paulista já baixou o e-Título

A via digital dispensa apresentação do documento impresso e pode ser apresentada no dia da votação. Até o momento, cerca de 11,7 milhões de eleitores têm o aplicativo da Justiça Eleitoral

Published

on

Atualizado há

Pessoa acessando aplicativo do e-Título
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, cerca de 35% do eleitorado do Estado de SP baixou o aplicativo e-Título, via digital do título de eleitor. Ou seja, há três meses das eleições municipais, 11,7 milhões dos 34,4 milhões de eleitoras e eleitores de São Paulo têm o aplicativo instalado no celular.

Se o eleitor tiver cadastro biométrico e a foto no e-Título, poderá votar utilizando o aplicativo, sem necessidade de apresentar a versão impressa do título eleitoral ou outro documento. Caso não tenha a biometria ou esteja sem a imagem pessoal no aplicativo, será necessário mostrar outro documento oficial com foto, como o RG ou ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas também poderá utilizar o e-Título no lugar do título de eleitor impresso. A versão mais recente do app pode ser baixada nas lojas virtuais das plataformas iOS ou Android.

O que tem no e-Título?

e-Título em celular
Foto: TRE-AC

O e-Título informa em sua plataforma os dados pessoais do eleitor, além da seção e o local de votação, certidões de quitação eleitoral e de nada consta criminal eleitoral, consulta de pendências, justificativa de ausência e ao pagamento de multas.

Além disso, quem já foi mesário em eleições anteriores tem acesso à emissão da declaração de trabalho. Pelo e-Título, ainda é possível gerar uma versão em PDF do título e imprimi-la se a pessoa preferir o documento em formato físico.

O e-Título é expedido gratuitamente após a instalação do aplicativo no celular. A Justiça Eleitoral não cobra qualquer taxa para a prestação dos serviços eleitorais, que também estão disponíveis na página de autoatendimento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) na internet.

Como solicitar a certidão circunstanciada

O TRE fechou o cadastro do eleitorado em maio para a organização da votação, conforme determina o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Assim, a gestão retornará com as operações de emissão de título, atualização de dados e transferência de domicílio apenas no dia 5 de novembro.

Quem ainda não tirou o documento ou está com o título cancelado pode solicitar a certidão circunstanciada, que atesta que o requerente não pode ser atendido no momento em razão do fechamento do cadastro pela legislação eleitoral.

Para isso, é necessário comparecer ao cartório eleitoral com um documento de identificação. A certidão circunstanciada só é válida até a reabertura do cadastro. A partir de 5 de novembro, quem estiver nessa situação deverá procurar a Justiça Eleitoral para resolver as pendências.

Eleições 2024

Em 2024, o 1º turno das eleições municipais acontecerá no dia 6 de outubro e o segundo turno, se houver, será realizado no dia 27 do mesmo mês. O segundo turno acontece nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, ou seja, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).

Eleições 2024

Gustavo Martinelli oficializa pré-candidatura a prefeito de Jundiaí

Ricardo Benassi foi anunciado como seu vice

Published

on

Gustavo Martinelli oficializa pré-candidatura à prefeito de Jundiaí
Foto: Tribuna de Jundiaí

Neste último domingo, dia 21, Gustavo Martinelli oficializou sua pré-candidatura à prefeitura de Jundiaí pelo partido União Brasil, com Ricardo Benassi (Novo) como vice-prefeito. O anúncio foi feito durante convenção partidária, realizada no anfiteatro da UniAnchieta. A coligação conta com apoio de três partidos: Novo, AGIR e Partido da Mulher Brasileira (PMB). O que diz Gustavo Martinelli "Jundiaí é boa…

Continue Reading

Eleições 2024

Dr. Luiz Braz confirma pré-candidatura à reeleição em Campo Limpo Paulista

Published

on

Dr. Luiz Braz discursando em convenção política, rodeado por apoiadores no palco coberto, promovendo sua reeleição em Campo Limpo Paulista.
Foto: Divulgação

Na manhã deste domingo (21), a Praça da Bíblia (Complexo Cultural e de Lazer) em Campo Limpo Paulista, ficou lotada para confirmar os candidatos da coligação “Trabalho que continua” rumo às eleições de 2024. O atual prefeito Dr. Luiz Braz segue disputando a reeleição, ao lado do vice Paulo Fávaro, com a boa notícia de que está entre os cinco melhores prefeitos…

Continue Reading

Eleições 2024

Podemos oficializa apoio à pré-candidatura de Parimoschi para prefeito de Jundiaí

Published

on

Convenção do Podemos em Jundiaí com multidão apoiando a pré-candidatura de Parimoschi para prefeito de Jundiaí, incluindo líderes e simpatizantes.
Foto: Divulgação/Podemos Jundiaí

Em um sábado marcado por grande festa e com a presença de centenas de pessoas, o partido Podemos oficializou seu apoio à pré-candidatura de José Antonio Parimoschi (PL) para prefeito de Jundiaí. O evento, que aconteceu neste sábado (20), consolidou a aliança estratégica entre o partido e o pré-candidato. Apoio à pré-candidatura de Parimoschi para prefeito de Jundiaí: união de…

Continue Reading

Eleições 2024

Convenções partidárias em Jundiaí definem candidaturas para eleições de outubro

Partidos devem escolher candidatos até 5 de agosto conforme a Lei das Eleições.

Published

on

Pessoa utilizando urna eletrônica durante votação. Convenções partidárias em Jundiaí definirão candidatos para eleições de outubro.
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A partir deste sábado (20), os partidos e federações estão autorizados a realizar as convenções partidárias em Jundiaí para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que disputarão as eleições municipais de outubro. O prazo está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997). De acordo com a norma, os partidos deverão escolher os políticos que vão…

Continue Reading

Eleições 2024

Marcão Marchi anuncia pré-candidatura a vereador de Itupeva

De acordo com Marcão Marchi, se eleito, pretende fiscalizar ações e buscar recursos para conclusão de obras iniciadas em sua gestão enquanto prefeito de Itupeva.

Published

on

Marcão Marchi, ex-prefeito de Itupeva
Foto: Reprodução/Instagram

O ex-prefeito de Itupeva, Marcão Marchi anunciou sua pré-candidatura a vereador no município, pelo Partido Social Democrático (PSD). "Através da minha experiência política, exercendo atividades no Poder Executivo e Legislativo Municipal, tenho plena convicção que posso contribuir e seguir trabalhando pelo desenvolvimento da nossa cidade", afirmou. De acordo com Marcão, se eleito, pretende fiscalizar ações e buscar recursos para conclusão…

Continue Reading
Advertisement