
Neste domingo (28), o pré-candidato a Prefeito de Jundiaí, Ricardo Bocalon, apresentou a professora Leia Casote (PT) como sua pré-candidata a vice-prefeita.
Professora Leila é a única mulher a compor uma chapa majoritária na cidade de Jundiaí. Ela já foi candidata a vereadora em Jundiaí e coordena o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado (APEOESP). Leila foi indicada pelo conjunto de partidos da federação PT, PCdoB, PV e também referendada pelo PDT e PSB.
Mais sobre a pré-candidata à vice em Jundiaí
Leila Regina Martins Casote nasceu em Apucarana, estado do Paraná. É mãe de dois filhos, viúva e professora da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Licenciada em Matemática-Física (USF) e Pedagogia (FALC), tem diversos cursos de formação complementar nas áreas pedagógica e administrativa.
Militante social há mais de 24 anos, atua no movimento sindical de professores da Rede Estadual e possui uma trajetória marcada pela luta por melhorias na educação pública e pelo direito dos professores.
Professora Leila já lecionou no SESI por 10 anos e nas escolas estaduais Rafael de Oliveira, Barão de Jundiaí, Pedro Clarismundo Fornari, Conde do Parnaíba, João Batista Curado e, atualmente, atua como Coordenadora de Gestão Pedagógicana E.E. Diógenes Duarte Paes.
Filiada ao sindicato dos professores APEOESP, deu início a sua militância no movimento a partir da greve de 2000, por meio dos comandos de greve realizados em conjunto com os professores da base, liderados pelos conselheiros da subsede de Jundiaí. Foi eleita conselheira já na primeira eleição que concorreu e, entre outras funções, assumiu a coordenação por quatro mandatos consecutivos, tornando-se a conselheira mais votada nas últimas eleições do Conselho de Representantes local e estadual.
Participou do pleito para Vereadora em 2012 e 2016, tornando-se Suplente do PT. Em 2016, assumiu a cadeira do Vereador Paulo Eduardo Silva Malerba durante sua licença, por 16 dias.
[tdj-leia-tambem]