Jundiaí teve maior índice de abstenção da história no 2º turno
Connect with us

Eleições 2024

Jundiaí registra maior índice de abstenção da história no segundo turno das eleições municipais de 2024

O número de pessoas que decidiram não ir às urnas nestes domingo (27) superou o índice de abstenção das eleições de 2020, que aconteceram durante a pandemia da Covid-19.

Published

on

Atualizado há

Urna eletrônica - eleições municipais em Jundiaí
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

A cidade de Jundiaí registrou em 2024 o maior índice de abstenção da história da cidade. De acordo com dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 102.679 eleitores, ou seja 30,52% do eleitorado, deixaram de comparecer às urnas neste domingo (27).

Este é o maior percentual de abstenção já registrado na cidade, ultrapassando até mesmo o índice das eleições de 2020, realizadas em plena pandemia de Covid-19, quando o índice de não comparecimento no primeiro turno foi de 27,43%. Em 2004, o índice de abstenção era de 12,12% no primeiro turno, percentual que subiu para 16,96% em 2016.

O aumento na abstenção foi acompanhado de altos índices de votos brancos e nulos, que somados resultam 122.862 eleitores – ou 39,19% – que optaram por não votar em nenhum dos candidatos à Prefeitura de Jundiaí neste segundo turno.

Esse número alarmante ocorre também em nível nacional. A cidade de São Paulo, por exemplo, também presenciou o recorde de abstenção em segundo turno neste domingo, com 31,54% dos eleitores que não foram até as urnas. Em 2020, durante a pandemia, a capital paulista teve um índice de abstenção de 30,81%.

Fatores que explicam a alta abstenção em Jundiaí

O aumento expressivo no índice de abstenção está relacionado a diversos fatores, como a falta de identificação dos eleitores com os candidatos apresentados, a sensação de que o resultado não trará mudanças significativas e o crescente descontentamento com a classe política em geral. Além disso, a polarização política pode ter contribuído para afastar eleitores que não se identificam com “nenhum dos lados”.

A alta abstenção em Jundiaí reflete um desafio para a política local, que pode enfrentar dificuldades em legitimar decisões perante uma parcela significativa da população que optou por não participar.

Eleições 2024

Eleições 2024: segundo turno teve registro de 102 crimes eleitorais e 42 prisões

Como evidência dos crimes eleitorais nas eleições 2024, o ministério apreendeu R$ 12.059 em dinheiro e 4.464 materiais de campanha usados de maneira irregular.

Published

on

Crimes Eleitorais nas Eleições 2024
Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

Durante o segundo turno das eleições 2024, as forças de segurança contabilizaram 102 crimes eleitorais em todo o país, resultando em 42 prisões. De acordo com o relatório do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a infração mais comum foi a prática de "boca de urna", com um total de 34…

Continue Reading

Eleições 2024

‘A cidade sempre poderá contar comigo’: Leia nota de Parimoschi após resultado das eleições

Published

on

Segundo Parimoschi, a nova estrutura funcionará como o primeiro hospital público veterinário de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

José Antonio Parimoschi, candidato à prefeitura de Jundiaí, divulgou uma nota oficial após o resultado das eleições do segundo turno neste domingo (27). O candidato reafirmou seu compromisso com os avanços obtidos em sua gestão e destacou que Jundiaí sempre estará em primeiro lugar, prometendo seguir trabalhando pelo bem da cidade e sua população. Leia a nota de Parimoschi na…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli vence eleição no segundo turno em Jundiaí com mais de 58% dos votos

Published

on

Gustavo Martinelli, homem com barba, usando camisa polo azul, segurando microfone e fazendo discurso, com lâmpadas penduradas ao fundo.
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Em uma disputa acirrada que refletiu a polarização da cidade, o candidato Gustavo Martinelli (UNIÃO) venceu as eleições municipais de Jundiaí no segundo turno. Com mais de 99% das urnas apuradas, o candidato recebeu 58,90% dos votos válidos. Seu adversário, José Antonio Parimoschi, obteve 41,10%. Martinelli conseguiu virar o jogo, considerando que ficou em 2º lugar no primeiro turno, recebendo…

Continue Reading

Eleições 2024

Veja como está a situação de troca de urnas em Jundiaí

Apenas duas urnas eletrônicas precisaram ser trocadas, segundo cartório eleitoral do município.

Published

on

Urnas Eleições 2024
Votação na cidade de Jundiaí segue em estado normal (Foto: Canva)

O segundo turno das eleições 2024 está ocorrendo neste domingo (27), em Jundiaí (SP), e foram registradas duas trocas de urnas eletrônicas que apresentaram problemas, segundo informações da 424ª zona eleitoral da cidade.  Ainda de acordo com o cartório eleitoral do município, a votação segue normal nas seções. O eleitor pode registrar seu voto até as 17h. Eleitores podem ir…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições 2024: como justificar pelo e-Título no 2º turno?

Caso o eleitor tenha faltado nos dois turnos, é preciso fazer diferentes justificativas. Saiba como!

Published

on

Tela do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral, mostrando opção de autenticação biométrica em dispositivo móvel.
Ferramenta está disponível para Android e iOS (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Os eleitores que não conseguirem comparecer até à votação do segundo turno das eleições municipais podem justificar pelo aplicativo do e-Título, ferramenta desenvolvida pela Justiça Eleitoral, que traz mais agilidade. O e-Título traz diversas funcionalidades, podendo também consultar a situação eleitoral, local de votação e justificativa. Veja como justificar o voto pelo e-Título O eleitor deve instalar o aplicativo do…

Continue Reading
Advertisement