Pedro Bigardi anuncia sua pré-candidatura a vereador em Jundiaí
Connect with us

Eleições 2024

Pedro Bigardi anuncia sua pré-candidatura a vereador em Jundiaí

Published

on

Atualizado há

Pedro Bigardi ex-prefeito de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

O ex-prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, concedeu uma entrevista exclusiva ao Tribuna de Jundiaí para falar sobre sua recente decisão de lançar sua pré-candidatura a vereador nas próximas eleições municipais. Durante a conversa, Bigardi compartilhou suas motivações, prioridades legislativas e expectativas para o futuro da cidade, além de discutir a importância de uma Câmara Municipal independente e a aliança com Ricardo Bocalon. A seguir, confira os principais trechos da entrevista, onde o ex-prefeito detalha suas propostas e visões para Jundiaí.

O que o levou a optar por uma pré-candidatura a vereador, em vez de disputar novamente a prefeitura de Jundiaí?

Fui e sou um servidor público durante toda a minha vida e a opção de me colocar como pré-candidato a vereador tem relação com o meu momento atual, estou querendo construir caminhos novos. Tem muita gente, de muitos setores da cidade, me pedindo para ajudar a abrir espaços de participação, serem ouvidos, construir projetos novos e eu entendo que um mandato na Câmara pode ser essa possibilidade de reconstrução.

Em suas redes sociais, você destacou a necessidade de uma Câmara Municipal independente e atuante. Como pretende contribuir para essa independência e atuação mais efetiva do legislativo?

Entendo que a Câmara Municipal tem que ser protagonista nos debates da cidade. O vereador não pode atuar somente como se fosse um atendente das pequenas demandas cotidianas da população. O vereador precisa fiscalizar os contratos e a atuação do Executivo, com independência política. De outro lado precisa ouvir os setores organizados da sociedade, as mães que precisam de creches, os trabalhadores e trabalhadoras que precisam de transporte, os artistas que precisam de espaço, enfim ouvir as pessoas. Aí não dá para trocar essa atuação firme e independente pelo silêncio e cargos no governo.

Quais serão suas principais prioridades legislativas caso seja eleito? Pode destacar três áreas específicas que você considera cruciais para a cidade?

Eu sou, por formação, uma pessoa que pensa a cidade como um todo. Já Trabalhei com Reurbanização de Favelas, com a Serra do Japi e meio ambiente, com transportes, bilhete único, tarifa social, enfim vejo a cidade de forma integrada, mas para citar só (risos) três áreas eu destaco:

Saúde: A conclusão do nosso Programa de construção das 4 UPAS para que o sistema de saúde do município, juntamente com o PA Central, e com o Hospital São Vicente, possa atender as pessoas com mais dignidade.

Educação: É preciso respeitar e ouvir os profissionais da educação, são eles que garantem a qualidade do ensino, o assédio moral não pode existir. Garantir inclusão e o acolhimento das crianças com deficiência.

Mobilidade: O Plano Diretor foi alterado e estamos assistindo um crescimento em áreas da cidade que em pouco tempo vão travar. Não tem sistema viário que suporte esse crescimento especulativo.

Sua decisão de não concorrer à prefeitura abre caminho para o apoio da federação PT-PCdoB-PV a Ricardo Bocalon. Qual é sua visão sobre essa aliança e como ela pode beneficiar Jundiaí?

Os partidos políticos passaram e passam por crises profundas e precisam se reinventar, a ideia da Federação é ninguém largar a mão de ninguém. Mas achamos que a Federação seria insuficiente para a reconstrução que queremos, por isso nos juntamos aos outros partidos (PSB, PDT), guardamos nossas divergências numa gaveta e nos juntamos para oferecer às pessoas um projeto alternativo e de oposição na cidade.

Ricardo Bocalon foi escolhido para representar o nosso projeto, como pré-candidato a Prefeito, porque tem experiência de governo e capacidade para liderar as nossas ideias e o nosso desejo maior de voltar a ter nas instâncias políticas da cidade a sensibilidade social e não um mero projeto de poder.

Quais são suas propostas para aumentar a participação popular nas decisões da Câmara Municipal e garantir mais transparência na gestão pública?

A Câmara de Jundiaí, infelizmente, deixou de ser o espaço dos grandes debates. Quando fui deputado Estadual estimulei a participação das pessoas com plenárias, audiências, frentes parlamentares, tudo era discutido. Precisamos implantar esse processo na cidade, nas instalações da Câmara e fora dela. Como diria o poeta “esse silêncio todo me atordoa”.

Quais são suas expectativas para o futuro político de Jundiaí e como você espera contribuir para um desenvolvimento mais justo e sustentável na cidade?

Sou uma pessoa de planejar tudo que faço, mas confesso que o momento é de concentrar na reconstrução da minha trajetória e da trajetória da política local e espero contribuir com isso, a partir da minha experiência.

Eleições 2024

Zé Dirceu em Jundiaí participa do lançamento da pré-candidatura de Bocalon

Published

on

Zé Dirceu em Jundiaí rodeado de apoiadores no lançamento da pré-candidatura de Bocalon à prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Um domingo agitado marcou o cenário político com a presença do ex-ministro José Dirceu em Jundiaí. O petista, recentemente livre da pena imposta pela operação Lava Jato, prestigiou o lançamento da pré-candidatura de Ricardo Bocalon (PSB) à prefeitura da cidade. O evento, realizado neste domingo, 16, reuniu centenas de pessoas que, em fila, aguardavam ansiosas a oportunidade de registrar uma…

Continue Reading

Eleições 2024

Oposição em Jundiaí cria conselho político independente para debater a cidade

O conselho envolve toda a sociedade e conta com 52 conselheiros

Published

on

Foto: Divulgação

Em uma reunião com mais de 150 pessoas, o conselho político independente, formado pela oposição, tomou posse em Jundiaí. O evento, que contou com a participação da sociedade local, marcou a formação de um grupo apartidário com o objetivo de discutir e propor soluções para problemas da cidade. O conselho envolve toda a sociedade e conta com 52 conselheiros. Mauro…

Continue Reading

Eleições 2024

Ricardo Bocalon lança pré-candidatura a prefeito de Jundiaí

O evento contará com a presença de deputados, ministros e líderes partidários.

Published

on

Homem de barba e cabelos escuros, usando camisa branca, sorri com os braços cruzados. Ricardo Bocalon, pré-candidato a prefeito de Jundiaí.
Foto: Divulgação/arquivo pessoal

O especialista em políticas públicas, Ricardo Bocalon, lançará sua pré-candidatura a prefeito de Jundiaí em um evento no dia 16 de junho, às 10 da manhã, no espaço Brunholi, no bairro Caxambu. O evento contará com a presença de centenas de convidados, incluindo todos os pré-candidatos a vereador da coligação que reúne os partidos PSB, PDT, PT, PV e PCdoB.…

Continue Reading

Eleições 2024

João Paulo se licencia da Prefeitura de Várzea Paulista e coordenará novo Plano de Governo

Licenciamento é obrigatório por lei, já que ele é pré-candidato a vice-prefeito

Published

on

O Engenheiro e Gestor a Público irá liderar o planejamento estratégico da cidade, visando os próximos quatro anos. Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

João Paulo de Souza, engenheiro e gestor público, deixou a função de Gestor de Governo e Administração de Várzea Paulista nesta terça-feira (4). O licenciamento é obrigatório por lei, uma vez que ele é pré-candidato a vice-prefeito. João Paulo agora se concentrará na pré-campanha e no planejamento estratégico do Plano de Governo para os próximos quatro anos. Trajetória na administração…

Continue Reading

Eleições 2024

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024

Com mais de 310 mil eleitores, Jundiaí se prepara para as eleições municipais de 2024

Published

on

Eleitores de Jundiaí se preparam para escolher entre seis pré-candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2024 (Foto: Divulgação)

O cenário político em Jundiaí, cidade com mais de 310 mil eleitores, apresenta seis pré-candidatos à prefeitura para as eleições de 2024. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, e as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão em andamento. Segundo a Justiça Eleitoral, os partidos têm de 20 de…

Continue Reading