Homem de barba e cabelos escuros, usando camisa branca, sorri com os braços cruzados. Ricardo Bocalon, pré-candidato a prefeito de Jundiaí.
Foto: Divulgação/arquivo pessoal

O especialista em políticas públicas, Ricardo Bocalon, lançará sua pré-candidatura a prefeito de Jundiaí em um evento no dia 16 de junho, às 10 da manhã, no espaço Brunholi, no bairro Caxambu. O evento contará com a presença de centenas de convidados, incluindo todos os pré-candidatos a vereador da coligação que reúne os partidos PSB, PDT, PT, PV e PCdoB. Deputados estaduais e federais das legendas coligadas também foram convidados, assim como diversos ministros do governo do presidente Lula.

Entre os ministros convidados estão Márcio França, Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Bocalon planeja entregar os convites pessoalmente: “Na próxima quarta-feira estarei em Brasília para tratar de vários assuntos e tenho uma agenda com o Márcio e outra com o Alckmin para entregar em mãos o convite.”

Ricardo Bocalon, de 51 anos, é professor e especialista em políticas públicas. Casado há 22 anos com Idelma Bortolato Bocalon, ele é pai de Arthur, de 17 anos. Nascido em Jundiaí, Bocalon já foi prefeito de Itupeva, onde sua gestão chamou a atenção de Geraldo Alckmin, então governador do estado, que o convidou para assumir a direção da Universidade Pública Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

Como diretor da UNIVESP, Bocalon implementou uma governança descentralizadora, ampliando o alcance da universidade de 6 mil alunos em seis municípios para mais de 80 mil alunos em 260 municípios conveniados, marcando uma das maiores expansões educacionais do Brasil. Seu desempenho na universidade levou Márcio França a convidá-lo para o cargo de Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, pasta responsável por instituições como USP, UNICAMP, UNESP, ETECs, FATECs e JUCESP.