Projeto de lei quer extinguir feriadões
Feriados nacionais poderão ser antecipados e 'feriadões' extintos

Os feriados que caem em dias úteis poderão ser antecipados para as segundas-feiras, prevê um projeto de lei que trâmita no Senado e já foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) da Casa.

O PLS 389/2016, elaborado pelo senador Dáro Berger (MDB/SC), não vale pela feriados que caem em sábados e domingos e nem para datas como “Confraternização Universal (1º de janeiro), Carnaval, Sexta-feira Santa, Dia do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi, Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Natal (25 de dezembro).

A proposta segue para Plenário e, se aprovada, irá para votação na Câmara dos Deputados, antes da sanção do presidente da República.

LEIA MAIS

Recorde de frio em Jundiaí nesta semana, aponta previsão

Comércio estende horário nos dias que antecedem o Dia dos Namorados

O autor do projeto destaca que a intenção é manter a economia aquecida e proteger as empresas dos ‘feriadões’.

“Sabemos que essa circunstância – redução dos dias úteis pelo número excessivo de feriados – é agravada quando esses feriados ocorrem entre as terças e sextas-feiras. É quase uma tradição de nosso povo estender esses feriados, o que acaba por comprometer o trabalho nos dias úteis que se lhes seguem. Trata-se do popularmente conhecido ‘enforcamento dos dias úteis’”, diz Berger.

Não existe uma lei federal sobre o tema. A última que houve, neste sentido, foi aprovada em 1985 e revogada em 1990.

Com informações da Gazeta do Povo.