Sérgio Moro
Foto: Pedro França/Agência Senado

A partir das 14h desta segunda-feira (1º), começam as duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que pedem a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). O julgamento acontece no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), em Curitiba.

Além disso, o TRE também reservou a quarta-feira (3) e o dia 8 de abril para o julgamento dos processos. A data exata da conclusão dependerá da velocidade dos votos da corte, ou seja, o julgamento pode tanto durar os três dias, como pode terminar antes.

Moro, que foi juiz responsável pelos processos da Lava Jato, responde por abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. As ações contra Sérgio Moro serão julgadas em conjunto pela corte.

O Partido Liberal (PL) e a Federação Brasil da Esperança – FÉ BRASIL (PT/PCDOB/PV) moveram os processos em novembro e dezembro de 2022. Em dezembro de 2023, a Procuradoria Regional Eleitoral emitiu parecer favorável à cassação do mandato de Moro.

No curso dos processos, o senador negou as acusações. Em dezembro de 2023, ao prestar depoimento presencial no TRE, Sérgio Moro afirmou que as acusações são levianas e que fez tudo “segundo as regras”. Além disso, a equipe de Moro disse que o senador não se manifestará e não confirmou se ele participará, ou não, do julgamento.