
Uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (16) pelo jornal Folha de S.Paulo revela que 35% dos brasileiros consideram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o principal responsável pelo tarifaço de até 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
O Datafolha realizou o levantamento entre os dias 11 e 12 de agosto, com 2.002 entrevistas em 113 municípios, e apresenta margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Quem os brasileiros culpam pelo tarifaço
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, responsabilizado por 22% dos entrevistados. Logo depois vem o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), citado por 17%. Já 15% apontaram o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Outros 7% não souberam responder, 3% disseram que nenhuma das figuras listadas é culpada e 1% afirmou que todos são responsáveis.
A pergunta feita pelo instituto foi direta: “Na sua opinião, das figuras brasileiras quem é o principal culpado pela taxa de até 50% imposta pelo governo dos EUA?”
Diferenças de percepção entre eleitores de Lula e Bolsonaro
A pesquisa mostra fortes divergências na percepção do eleitorado de acordo com o voto em 2022.
- Entre eleitores de Lula: apenas 11% o culpam, enquanto 38% responsabilizam Jair Bolsonaro e 35% citam Eduardo Bolsonaro.
- Entre eleitores de Bolsonaro: 58% apontam Lula como culpado e 25% acusam Alexandre de Moraes.
Eduardo Bolsonaro e investigações nos EUA
Eduardo Bolsonaro está licenciado do mandato de deputado e vive atualmente nos Estados Unidos. Ele é investigado por supostamente ter buscado influenciar o governo norte-americano a adotar medidas contra o Brasil, com o objetivo de pressionar as autoridades brasileiras e evitar a condenação do pai, que será julgado no STF por articular um golpe de Estado em 2022.
Impacto da prisão de Bolsonaro na relação com Trump
O Datafolha também investigou como os brasileiros acreditam que Donald Trump reagirá diante da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
- 40% avaliam que o republicano adotará medidas ainda mais duras contra a economia brasileira.
- 28% acreditam que Trump negociará alternativas para reduzir os impactos.
- 20% dizem que as medidas permanecerão como estão.
- 12% não souberam opinar.