O presidente Lula coordena reunião de balanço dos 100 dias de governo. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Lula coordena reunião de balanço dos 100 dias de governo. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre o evento realizado por Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (25), chamando-o de “grande” e afirmando que “não é possível você negar um fato”. As declarações foram feitas durante uma entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, no programa É Notícia, da RedeTV!.

Lula destacou que as imagens da manifestação evidenciam a magnitude do ato. “Eles fizeram uma manifestação grande em São Paulo. Mesmo quem não quiser acreditar, é só ver a imagem. Como as pessoas chegaram lá, ‘é outros 500’, afirmou.

O presidente descreveu o evento como uma manifestação “em defesa do golpe” e ressaltou a apreensão presente entre os participantes. “Todos eles com muito medo, muito cuidado. […] De qualquer forma, é importante a gente ficar atento, porque essa gente está demonstrando que não está para brincadeira”, acrescentou.

Lula também criticou a solicitação de anistia feita por Bolsonaro para os detidos em 8 de janeiro. “Quando o cidadão lá pede anistia, ele está dizendo: ‘Não, perdoe os golpistas’. Tá confessando o crime”, avaliou.

O presidente classificou a manifestação como um “protesto contra a democracia”, ressaltando que os detidos em 8/1 ainda não foram julgados e estão presos como medida de segurança para o país. Ele destacou a presença de governadores, como Tarcísio de Freitas (Republicanos) de São Paulo, no evento, afirmando que essa participação era esperada, uma vez que foram eleitos devido à influência de Bolsonaro.

Dados da Secretaria da Segurança Pública indicam a presença de cerca de 600 mil pessoas na Avenida Paulista e 750 mil no total. No entanto, um levantamento da USP apontou uma estimativa de 185 mil pessoas no pico do evento às 15h. A equipe da universidade acompanhou a manifestação, produziu imagens aéreas e contou o público com auxílio de software, registrando 45 mil participantes às 17h.