@thicha/Canva Pro
@thicha/Canva Pro

Um novo levantamento realizado pelo instituto Datafolha e divulgado neste sábado (23) revela que a maioria dos brasileiros se opõe à descriminalização do porte de maconha. Segundo a pesquisa, 67% dos entrevistados manifestaram-se contrários à medida, enquanto 31% expressaram apoio à descriminalização. Os dados apontam para uma mudança de perspectiva em comparação ao estudo anterior, feito em setembro do último ano, quando 61% se posicionaram contra e 36% a favor.

Além disso, a pesquisa atual mostra que 2% dos participantes optaram por não declarar uma posição ou disseram não saber, uma leve queda em relação aos 3% registrados anteriormente.

A análise, que consultou 2.002 pessoas acima dos 16 anos em 147 municípios brasileiros entre os dias 19 e 20 de março, traz uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Dentre os diferentes segmentos da população, a rejeição à descriminalização mostrou-se mais acentuada entre os jovens de 16 a 24 anos, com o índice de contrariedade subindo de 46% para 55%. Entre aqueles com idade de 25 a 34 anos, a oposição também cresceu, passando de 56% para 65%.

Quando observado o grau de escolaridade, os mais escolarizados revelaram uma rejeição de 68% à ideia de não criminalizar o porte de pequenas quantidades da substância. Entre as famílias com renda mensal de dois a cinco salários mínimos, a resistência à mudança alcançou 71%, destacando um cenário de ampla oposição à descriminalização da maconha no Brasil.