Na volta da Tribuna Livre, pedido de vida, pão, vacina e educação

A Tribuna Livre foi retomada nesta terça (20), de maneira remota, pela Câmara. O assunto principal foi a Covid19 e os impactos em relação à Educação – foram lembradas as mortes de profissionais da categoria na cidade – além do debate de quatro horas sobre projetos inconstitucionais, semana passada, que tratavam da essencialidade de templos, igrejas e do comércio. “Vida, pão, vacina e educação”, disseram Mariana Janeiro e Paloma Soares, duas das inscritas que abordaram os temas. Outras três pessoas que se inscreveram foram chamadas, mas não participaram da sessão.

Atraso

A sessão teve início com 45 minutos de atraso. O presidente Faouaz Taha (PSDB) pediu desculpas e explicou que por conta das sessões remotas, é difícil os vereadores conseguirem se reunir para discutir os assuntos pertinentes ao Legislativo. Segundo o Tribuna de Jundiaí apurou, um dos temas abordados foi o Entrevistão de Taha, publicado domingo (18) e que destacou o descontentamento com o imbróglio da sessão passada, devido aos projetos inconstitucionais.

Para a Saúde

O vereador Rogério Ricardo da Silva (DEM) anunciou na rede social a conquista de sete concentradores de oxigênio para Jundiaí. Segundo o parlamentar, os equipamentos destinados aos pacientes graves de Covid19 foram adquiridos após emenda da deputada estadual Damaris Moura (PSDB).

Vacina para outras categorias

A bancada do PL na Câmara Municipal, formada por cinco vereadores (Antônio Carlos Albino, Cícero Camargo da Silva (Cícero da Saúde), Leandro Palmarini, Quézia de Lucca e Romildo Antônio) apresentou moção de apelo ao Governo do Estado pela inclusão dos profissionais coletores de lixo, funcionários da zeladoria municipal, motoristas e cobradores de ônibus nos grupos prioritários para vacinação contra a Covid19. A iniciativa foi aprovada pelos parlamentares.

Vacina para outras categorias 2

Em São Paulo, o sindicato que representa motoristas e cobradores de ônibus ameaçou greve dos profissionais se o Governo do Estado não colocasse a categoria como prioritária na vacinação contra a Covid. Nesta terça (20), o governador João Doria (PSDB) anunciou a vacinação de motoristas e cobradores para o dia 18 de maio.

Entrega de sugestões

Os vereadores participam de uma reunião online com o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, nesta quarta (21), às 9h. O objetivo é encaminhar ao Executivo as sugestões e iniciativas discutidas pelos parlamentares para auxiliar no combate à pandemia. As propostas são das áreas de Saúde, Economia, Educação, Transporte e Assistência Social.

Criminalidade na Ponte São João

A vereadora Quézia de Lucca (PL) revelou que teve uma reunião com a gestora de Segurança Pública, coronel Carla Basson, após a repercussão dos dados referentes à criminalidade na Ponte São João. O assunto foi trazido pelo Tribuna de Jundiaí, semana passada. Ela citou as subnotificações causadas pela falta de registro de boletins de ocorrência como um dos motivos para que os índices apresentados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública sejam menores do que a realidade do bairro.

Criminalidade na Ponte São João 2

Ela também pediu à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) que realize uma abordagem social na estação ferroviária, para acolhimento das pessoas em situação de rua que chegam na cidade. “Devemos atuar de forma conjunta, por isso agradeço à Guarda Municipal e à Polícia Militar pelo trabalho realizado e me coloco à disposição”, destacou.

[tdj-leia-tambem]