
Barrados na pista
Alguns vereadores iniciaram a sessão da Câmara de Jundiaí desta terça (24) na bronca. De acordo com Madson Henrique (PSC), alguns parlamentares foram barrados no evento de entrega da pista de skate do Mundo das Crianças, sábado passado. A bronca foi com o cerimonial da Prefeitura de Jundiaí. “Exijo que, da próxima vez, tratem a gente com respeito”, bradou Madson.
Barrados na pista 2
A fala foi imediatamente seguida por outros vereadores, que confirmaram o problema e também agradeceram a intervenção do presidente do Legislativo, Faouaz Taha (PSDB), diante da situação. “Um desrespeito à Casa de Leis”, disse Enivaldo Ramos de Freitas, o Val (PSC).
Barrados na pista 3
Rogério Ricardo da Silva (DEM) chegou a dizer que faltou educação na maneira como os vereadores foram tratados. “Nunca vi o Miguel (Haddad, ex-prefeito) e o Luiz Fernando (Machado, atual prefeito) maltratarem alguém. Quem anda do lado deles neste trabalho deveria ter aprendido alguma coisa”, cutucou. Faouaz ressaltou que não deve ter havido má fé por parte do cerimonial, mas que é preciso ter respeito pelo trabalho dos vereadores.
Saúde mental
Foi aprovado, por unanimidade, o projeto do vereador Antonio Carlos Albino (PL) que cria o programa Mente Saudável, de promoção da saúde mental e atenção aos problemas psicológicos por conta da pandemia. A iniciativa foi elogiada pelos demais parlamentares, principalmente por aqueles que foram contaminados pelo novo coronavírus.
[tdj-leia-tambem]
Uvesp
A Câmara de Jundiaí vai voltar a ser filiada da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp). Entre outras ações, a entidade vai ajudar a criar o Parlamento Regional, assim que a Região Metropolitana de Jundiaí for aprovada pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Com ele, será possível criar projetos que tratem de ações que beneficiem os municípios integrantes dessas regiões.

Parque da Represa
O vereador Douglas Medeiros (PSDB) falou sobre as ações da Prefeitura de Jundiaí no Parque da Represa. O bairro receberá investimentos para elaboração de um Parque Linear e o parlamentar lembrou que fez um trabalho de pesquisa de opinião com os moradores, contribuindo para a execução desta nova área de lazer. O Tribuna de Jundiaí mostrou isso na série de reportagens do Bairro a Bairro sobre o Parque da Represa.
Cerol
O projeto de lei que proíbe o cerol em Jundiaí foi aprovado. Ele já havia sido apresentado em 2009 mas, na época, foi considerado inconstitucional. Agora, com nova jurisprudência, o projeto voltou ao Plenário da Câmara pelas mãos do presidente Faouaz Taha, de Antonio Carlos Albino e Val – que foi quem apresentou a iniciativa, há 12 anos.
Cerol 2
Albino comentou que a punição será dura para quem for flagrado comercializando o cerol. “A loja que vender essa linha vai ter o alvará cassado. Comerciante deste tipo não merece trabalhar na nossa cidade, pois é uma arma que pode matar. Multa chega a quase R$ 1 mil e dobra na reincidência”.
Cerol 3
Roberto Conde (REP) lembrou que o cerol também é feito de forma artesanal, na rua. “Precisa fiscalizar essas pessoas que fabricam o cerol caseiramente. A lei é ótima, mas deve atingir também quem produz em casa. No Parque da Cidade, o trabalho que eles fazem é ótimo: lá, quando uma criança chega com pipa, eles vão até ela para saber se a linha tem cerol”.
Audiência
No próximo dia 1º, às 9h, a Câmara Municipal realiza audiência pública para tratar de alteração do Plano Diretor. A atividade, que não será aberta ao público por conta da pandemia, terá transmissão on-line. De acordo com o projeto de lei 13.413, haverá reclassificação de vias localizadas na Chácara Urbana, Alvorada, Samambaia, Fernandes, Vila Rio Branco e Colônia.
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		