Novidade no Parque da Represa propõe preservação ambiental e diversão para toda a família
Conecte-se conosco

Bairro a Bairro

Novidade no Parque da Represa propõe preservação ambiental e diversão para toda a família

Descubra as novas atrações para curtir Jundiaí, com o novo Parque Linear, concluído em breve.

Publicado

em

Atualizado há

O primeiro Parque Linear do Rio Jundiaí Mirim deve integrar o Parque da Represa (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na série de reportagens especiais sobre o bairro Parque da Represa, já contamos curiosidades, falamos sobre a qualidade de vida e destacamos opções de lazer na região. Pensou que tinha acabado? Jundiaí segue investindo no bairro e, esta semana, anunciou o início das obras do novo Parque Linear.

Essa é mais uma medida de conservação da região entorno das represas de Acumulação e Captação de Jundiaí. Além disso, o projeto inicia a interligação entre o Parque da Cidade e o Mundo das Crianças, unindo a preservação com o lazer. Mas, você sabe o que é, e quais as vantagens de um Parque Linear? A gente te explica:

O que são Parques Lineares?

Assim como o nome já sugere, os parque lineares são espaços de lazer que têm o comprimento maior que a largura. Dessa forma, é criada uma “linha” de área verde. Os parques lineares são construídos em paralelo a cursos d’água, acompanhando seu curso.

Assim, esse tipo de projeto vai além de um espaço de descanso e diversão, mas também deixa a cidade mais atraente e atua na recuperação de espaços tomados por urbanismo.

Também é solução

Cada vez mais, cidades vêm investindo em Parques Lineares. Um dos principais motivos, além da já mencionada preservação ambiental, é a solução para problemas, como inundações. Com os parques lineares recuperando rios e córregos, a impermeabilidade do solo nas várzeas aumentam e o projeto auxilia no escoamento de água das chuvas e na diminuição dos alagamentos.

O desenvolvimento de espaços como esses também traz vantagens naturais como transição de carbono para oxigênio, que contribui para uma melhor qualidade do ar, e mais áreas com sombras, diminuindo as ilhas de calor na região.

“A construção é integrada ao meio ambiente. Aproveitaremos as árvores já existentes para o sombreamento e criação dos espaços de circulação e de lazer com os equipamentos para a brincadeira das crianças e suas famílias”, detalhou o gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Adilson Rosa.

Parque da Represa
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Para toda a família curtir

A Prefeitura de Jundiaí adiantou algumas das atrações que serão disponibilizadas no Parque Linear da cidade. De acordo com Rosa, a obra terá investimento de aproximadamente R$ 800 mil.  O primeiro trecho terá 750 metros de comprimento, e serão instaladas:

  • Ciclovia de 680 metros;
  • 1,3 mil metros de pista de caminhada;
  • Playground;
  • Academia ao ar livre,
  • Decks e ponte.

A segunda fase de implantação do Parque Linear será coordenada pela DAE, com ciclovias do Mundo das Crianças e Parque da Cidade, que também estão conectadas ao Jardim Botânico.

“Investir em espaços que proporcionem convivência com a natureza e prática de atividades físicas e lazer, é promover a saúde e o bem-estar aos munícipes”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

E aí, ficou animado para conhecer as novas estruturas do Parque Linear? Nós também! Fique atento, que em breve teremos mais novidades.

Parque da Represa

10 atrações para curtir no Parque da Cidade

Área de lazer que é um dos cartões postais de Jundiaí fica próximo ao Parque da Represa e reúne muitas atividades

Publicado

em

Por

Próximo do Parque da Represa, o espaço de lazer foi inaugurado em abril de 2004: referência em Jundiaí (Foto: PMJ)

A série de reportagens que o Tribuna de Jundiaí fez no Bairro a Bairro sobre o Parque da Represa, em Jundiaí, já retratou as curiosidades e também a comodidade e tranquilidade em morar ali. Já destacamos, também, que um dos espaços de lazer mais visitados da cidade fica muito próximo do bairro: o Parque da Cidade. Até por isso, nós…

Continuar lendo

Parque da Represa

Qualidade de vida: arborização é um dos destaques do Parque da Represa

Muitas árvores, um córrego e muito ar puro fazem parte do cenário do bairro. Famílias inteiras aproveitam para se exercitar

Publicado

em

Por

Meio ambiente é um dos destaques da região, que conta com a represa de abastecimento e ar puro (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Além da represa de abastecimento de água, o Parque da Represa chama a atenção pela arborização. O bairro conta com muitas árvores, principalmente na avenida Dr. Manoel Ildefonso Archer de Castilho, onde também existe um córrego. De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), regiões deste tipo têm inúmeras vantagens em relação à qualidade de vida dos moradores.…

Continuar lendo

Parque da Represa

Parque da Represa é sinônimo de tranquilidade e comodidade num só lugar

Região contempla vários serviços aliados à natureza e também à qualidade de vida

Publicado

em

Por

Além da natureza exuberante, bairro também contempla diversos serviços e segurança (Foto: Divulgação)

Ter de tudo um pouco à disposição bem próximo do bairro em que mora é uma das coisas mais práticas que alguém pode querer quando se escolhe o lugar para viver. Pois no Parque da Represa, em Jundiaí, é exatamente assim que acontece. A região é considerada extremamente funcional justamente porque contempla vários serviços aliados à natureza e qualidade de…

Continuar lendo

Parque da Represa

Conheça algumas curiosidades do Parque da Represa, em Jundiaí

Bairro fica na região Norte e se destaca pela qualidade de vida e proximidade com ótimas opções de lazer

Publicado

em

Por

Região fica próxima ao centro, mas preserva a qualidade de vida: tranquilidade e comodidade num só lugar (Foto: Divulgação)

O bairro Parque da Represa é um dos mais bem conceituados de Jundiaí. Além da qualidade de vida, da proximidade com a região central e os ótimos acessos para rodovias, ele reserva algumas curiosidades: Grendacc É onde fica a sede do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer), conceituada instituição que cuida de crianças diagnosticadas com câncer. Foi criado…

Continuar lendo

Corrupira

Bairro a Bairro: confira as curiosidades do Corrupira

Região concentra importante centro de pesquisas com trabalho nacional e até um time de Rugby

Publicado

em

Por

Wallys Rugby Jundiaí
Equipe de Rugby treina no antigo campo de futebol do bairro: atividades paralisadas após pandemia (Foto: Facebook)

O bairro Corrupira, em Jundiaí, apresenta algumas peculiaridades que poucas regiões em Jundiaí têm. No Bairro a Bairro, listamos algumas delas para você: Time de Rugby O jundiaiense Wallys Rugby foi fundado em 2004 e, dois anos depois, chegou ao vice-campeonato da CPI (Campeonato Paulista do Interior). Em 2012, se transformou em um clube e criou as equipes feminina e…

Continuar lendo