
Em sessão ordinária desta terça-feira (8) será votado projeto de lei que estabelece novo pictograma a ser utilizado em sinalização de atendimento prioritário ou de espaço reservado a pessoas idosas na cidade.
O texto é de autoria do presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha (PSDB), e tem parecer favorável pela legalidade.
De acordo com Faouaz, a ideia do projeto é atualizar a sinalização da cidade ao enquadramento da imagem discutido em todo País, que reafirma a importância do protagonismo dos idosos e a vida ativa dos mesmos.
“É um projeto simples, de atualização, mas que reflete na autoestima e no valor dos idosos à nossa sociedade. A imagem de um idoso com bengala, curvado, retratava – até então – algo pejorativo. Foi feita uma campanha em todo País que reviu essa representação e estamos trazendo para Jundiaí”, diz o vereador.
A nova imagem retrata uma pessoa caminhando com o indicativo da idade, escrito acima: ‘60+’.
Faouaz ainda conta que o projeto de lei foi elaborado após sugestões de grupo de estudo que trata de legislações e ações voltadas ao bem-estar dos idosos na cidade, também após a realização do ‘Câmara Viva’ em abril deste ano que abordou o tema do envelhecimento e permitiu novas reflexões sobre o assunto no Legislativo de Jundiaí.
“Nossa ideia com o ‘Câmara Viva’ é justamente suscitar ideias, envolvimento e participação dos próprios interessados em políticas públicas ou leis que olhem para todos os públicos. Essa foi uma das iniciativas e esperamos que atenda o pedido”, reitera o presidente.